A inteligência artificial é usada num número cada vez maior de áreas e a saúde é uma daquelas em que o recurso à tecnologia tem proliferado, para diversos fins. Um dos domínios onde os resultados alcançados parecem altamente promissores é no diagnóstico do cancro da mama.

Um artigo publicado pelo Financial Times, relata a experiência de vários hospitais na Hungria, onde o recurso à IA tem vindo a ser usado com sucesso, para identificar situações de cancro, inclusivé, em casos não diagnosticados nos exames conduzidos por humanos.

Como relata o jornal, pelo menos cinco hospitais e clínicas húngaras trabalham com programas de diagnóstico que recorrem à inteligência artificial desde 2021, num programa de sucesso que já inspirou práticas clínicas idênticas noutros países europeus, como Inglaterra, Escócia ou Finlândia.

Um estudo publicado no ano passado, realizado a partir de dados obtidos por programas em funcionamento na Hungria e no Reino Unido, detalhava as conclusões dos testes realizados à análise de imagens de exames com IA, em mais de 280 mil casos.

Além da precisão no diagnóstico (a rondar os 90%), concluiu-se também que a inteligência artificial é mais rápida na análise aos resultados dos exames. Pode reduzir até 44% o tempo necessário para essa análise. Sugere-se por isso, que a adoção deste tipo de tecnologia permitiria reduzir significativamente a carga burocrática dos profissionais de saúde que fazem estes exames, com claras vantagens.

Rede europeia vai ligar todos os dados de imagem sobre cancro até 2026
Rede europeia vai ligar todos os dados de imagem sobre cancro até 2026
Ver artigo

Nem o estudo, nem os médicos contactados na reportagem, consideram que a IA alguma vez possa substituir completamente os profissionais de saúde nestas tarefas de diagnóstico. O que uns e outros concordam é que a tecnologia pode fornecer uma segunda opinião de forma rápida e fiável, melhorando o tempo e a qualidade do diagnóstico.

Um dos médicos ouvidos pelo FT na reportagem refere, por exemplo, que os programas de IA no apoio ao diagnóstico, podem ajudar a prevenir o erro humano causado por fadiga em turnos mais longos. Outro, indica que usou a tecnologia em alguns dos casos mais complexos da sua carreira, onde existiram dificuldades de diagnóstico, e o software nunca falhou na identificação correta do problema.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.