(Atualizada) A especulação surgiu ontem: apesar da Apple garantir que o novo iPhone 5 suporta as redes LTE da Europa (a quarta geração móvel), ao contrário do que acontece com o iPad, a empresa só listava compatibilidade de duas redes, uma no Reino Unido e outra na Alemanha.

Na página dedicada à compatibilidade com o LTE a Apple indica as diferentes versões do iPhone 5, e as frequências suportadas, apontando na Europa três faixas: 2.100 MHz, 1.800 MHz e 850 MHZ. Só a de 1.800 MHz está na gama das frequências adquiridas pelos três operadores móveis que concorreram às licenças de quarta geração, mas já se sabe que numa primeira fase o novo iPhone não vai poder aceder ao 4G em Portugal.

Ao que tudo indica a Apple só está a "ligar" a funcionalidade do LTE para alguns países, verificando primeiro o suporte localmente. Por isso só a Deutsche Telekom na Alemanha e a Everything Everywhere (que junta a Orange e a T-Mobile) no Reino Unido vão ter acesso a esta rede super rápida.

Em Portugal, quando houver luz verde da Apple, a faixa de utilização do 4G será nos 1.800 MHz, uma gama de frequências na qual os operadores não estão a apostar muito. Apesar de estar entre as frequências adquiridas em leilão, o roll out tem sido feito nos 2.600 MHz, com o qual se fizeram as primeiras coberturas nas cidades e que permite atingir os 150 Mbps, e mais tarde nos 800 MHz, que permite maior cobertura geográfica e que só ficou disponível depois de se ter desligado a televisão analógica em Abril.

Os operadores contactados pelo TeK garantem porém que vão reforçar a aposta nos 1.800 Mhz já que esta será a frequência suportada nos novos smartphones da Apple.

Em resposta ao TeK a Vodafone Portugal explica que está a trabalhar com a Apple "para preparar o lançamento da funcionalidade LTE no iPhone 5 o mais breve possível".

Também a TMN garante estar preparada. "A TMN está, em conjunto com a Apple, a analisar a possibilidade de lançar em Portugal o iPhone5 com 4G, preparando-se para iniciar testes o mais breve possível”, respondeu ao TeK fonte oficial da empresa.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com declarações da TMN.