Sucessivas falhas nos sistemas informáticos usados nos centros de saúde da zona de Almada levaram os médicos a ameaçar com uma greve, após aquilo que afirmam serem dois meses de uma situação inaceitável, impossibilitados de aceder devidamente aos registos clínicos dos doentes e com atrasos no atendimento.

A situação é relatada pela TSF, que se deslocou ao centro de saúde do Pragal, onde um manifesto afixado à porta dá conta das denúncias dos profissionais de saúde. Queixam-se da "impossibilidade de acesso aos dados clínicos dos utentes por só disporem de processo clínico eletrónico, atrasos sucessivos nos vários setores de atendimento" e da consequente "diminuição da qualidade dos serviços prestados pela unidade de saúde familiar".

De acordo com os esclarecimentos prestados à rádio pelo diretor do agrupamento de centro de saúde de Almada, os problemas informáticos afetam 12 unidades de saúde - uma falha que, embora não ocorra simultaneamente em todos os centros, se repete e prolonga, provocando o descontentamento entre médicos, enfermeiros e utentes. Calcula-se que, ao todo, o Concelho de Almada conte com mais de 180 mil utentes.

Médicos e enfermeiros dizem-se determinados a não deixar arrastar o problema já reportado aos diferentes níveis dos serviços de saúde. Tinha sido prometida uma intervenção durante este fim de semana, mas esta manhã concluíram que continuavam a verificar-se os habituais problemas: o sistema é lento e encrava, impedindo a regular prestação dos serviços de saúde.

Segundo adiantou ao DN o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o problema estará relacionado com a largura de banda, que "às vezes não é sificiente". Afirmou porém que durante o fim de semana os técnicos estiveram a trabalhar para resolver o problema e que deverão substituir o servidor na unidade do Pragal.

Os profissionais de saúde afirmam que vão analisar a situação e ponderam deixar de utilizar os três sistemas de informação disponíveis e realizar apenas consultas urgentes, como tinham prometido na passada sexta-feira.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.