O mercado de servidores cresceu 8,9 por cento em 2006 para um total de 8,2 milhões de unidades vendidas. Em valor o avanço foi menos expressivo e a facturação global das fabricantes cresceu apenas 2 por cento para os 52,7 mil milhões de dólares.



A Gartner, que apurou os dados, explica o abrandamento das vendas no mercado de servidores x86 com o compasso de espera que as empresas estarão a fazer, enquanto aguardam a chegada ao mercado dos processadores de quatro núcleos. Até lá, a aposta tem-se focado nas tecnologias de virtualização que permitem tirar maior rendimento das estruturas já em funcionamento.



O abrandamento nas vendas foi mais notório sobretudo no quatro trimestre do ano, acabando por ter reflexos nos números referentes à performance do segmento ao longo de todo o ano.


Por fabricantes, a HP liderou o mercado mundial em número de servidores x86 comercializados, posição que também ocupou em Portugal de acordo com o ranking da IDC, recentemente noticiado pelo TeK (ver notícias relacionadas). Em valor, foi a IBM que ocupou o primeiro lugar na tabela de vendas mundial.



A HP vendeu um total de 2,2 mil milhões de unidades, mais 8 por cento que no ano anterior e a IBM facturou 16,9 mil milhões de dólares, mais 1,7 por cento face a 2005, garantindo uma quota de mercado de 32,2 por cento.



No que diz respeito aos fabricantes destaca-se ainda o avanço da Sun, que durante o ano passado melhorou as receitas obtidas neste segmento em 15,4 por cento, para os 5,7 mil milhões de euros. Esta melhoria fez-se também sentir no número de unidades vendidas pela fabricante que avançaram no período 10,8 por cento.


A performance valeu a chegada ao terceiro lugar de vendas, ocupado no ano passado pela Dell.



Notícias Relacionadas:

2007-02-16 - Segmento de notebooks empurra mercado nacional de PCs para terreno positivo em 2006