
Investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) estão a desenvolver uma nova tecnologia que permitirá praticamente duplicar a autonomia dos smartphones, ao otimizar a voltagem fornecida ao processador do dispositivo.
A nova tecnologia incide no funcionamento do amplificador de sinal responsável pela conversão da eletricidade em informação digital, que normalmente utiliza 65% da energia gasta por um smartphone.
De acordo com o site Mobilebloom, a proposta desenvolvida pelos engenheiros Joel Dawson e David Perreault consegue variações otimizadas na voltagem fornecida ao processador de um dispositivo, fazendo-o 20 milhões de vezes por segundo.
Em termos práticos, esta solução permite reduzir os picos de voltagem que podem distorcer os sinais de rádio, mesmo em modo stand-by, conseguindo sobretudo estabilizar a perda de carga quando os dispositivos móveis estão em modo de espera.
Os responsáveis por esta solução referem que será assim possível criar novas arquiteturas de amplificação de sinal para smartphones, que poderão ver a luz do dia já em 2013, em terminais móveis que suportem redes 4G/LTE.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários