Apesar de manter a mesma filosofia e design do anterior modelo, que o SAPO TEK teve a oportunidade de testar, a versão deste ano do ZenBook Duo 14 refinou a fórmula dos seus componentes. No novo modelo, o ecrã secundário da base levanta um pouco mais em comparação com o do ano passado. Isso faz com que os dois ecrãs estejam agora mais próximos um do outro, além de aumentar a circulação do ar em 49% por baixo do mesmo.

Para tal, a Asus trabalhou numa nova dobradiça desenhada de raiz, mais fina, com 16,9 mm em comparação à anterior com 21,5 mm, ou seja, mais pequena em 30%. Desta forma, os ecrãs conseguem aproximar-se, dando maior sensação de continuidade da imagem.

O ZenBook Duo 14 é alimentado por um processador Intel Core i7 de 11ª geração, uma gráfica NVidia GeForce MX450, até 4,7GHz com múltiplos núcleos e combinado com 16 GB de RAM. O seu ecrã secundário, o ScreenPad Plus é de 12,6 polegadas e o ecrã principal é um OLED. Tem ainda no interior um SDD PCIe 3.0 x4 de 1 TB.

O computador portátil utiliza um sistema térmico AAS Plus, de forma a otimizar o arrefecimento, além de ter um chassis mais fino em quase 3 mm. Os componentes internos foram realinhados, para ocupar menos espaço no chassis. Ao diminuir o tamanho das dobradiças, aumentou-se em 28% o espaço para uma maior bateria, que agora promete uma autonomia de 17 horas. Também as ventoinhas foram otimizadas, sendo 18% mais pequenas. O dissipador do calor está agora numa única unidade, mas com maior capacidade de diminuir a temperatura interna.

A Asus tem ainda as suas apps de interface em Open Source para todos os developers adaptarem as suas aplicações à interface do portátil. Por exemplo, a reorganização dos menus nos programas de edição de vídeo, para puxar as ferramentas no ecrã inferior e manter o superior mais limpo para se ver o resultado do trabalho em vídeo. O objetivo da Asus passa também por diminuir a necessidade de fazer ALT + TAB entre as aplicações.

Esta versão do Asus ZenBook Duo 14 chega ao mercado com um preço de 1.999,99 euros.