O problema identificado nos comandos, conhecido como Joy-Con drift, afeta as consolas Nintendo Switch e Nintendo Switch Lite e levou a mais de 25 mil queixas de consumidores na União Europeia em 2021. Agora a fabricante chegou a acordo com as autoridades europeias para reparar gratuitamente os comandos, mesmo depois de terminada a garantia legal.

A ação conjunta foi liderada pelo Ministério do Desenvolvimento e Investimentos grego e pela Agência Ambiental Alemã, e coordenada pela Comissão Europeia. Os utilizadores da Nintendo Switch relataram às autoridades da Rede de Autoridades de Cooperação em Proteção ao Consumidor e associações de consumidores que estavam a ser afetados pela deterioração e perda de controle da consola, na falha conhecida como Joy-Con drift.

O problema tornava os controladores inúteis, não eram facilmente reparados pelos consumidores e eram obrigados a substituir os comandos, o que resultava em lixo eletrónico desnecessário.

Com o acordo que resultou desta ação, a Nintendo concordou em oferecer e indicar claramente que os controladores Joy-Con defeituosos serão reparados gratuitamente pelos centros de reparação da Nintendo, independentemente de isso ter sido causado por defeito ou desgaste, e mesmo se a garantia do fabricante dada pela Nintendo tiver expirado.

A Comissão Europeia tem vindo a trabalhar para estender a garantia e a possibilidade de reparação dos equipamentos elétricos e eletrónicos na Europa com a proposta do Direito a reparar que deve tornar mais fácil aos consumidores estender a vida útil dos equipamentos.

O SAPO TEK questionou a Nintendo sobre a forma como os consumidores portugueses podem ter acesso à reparação dos seus comandos. A empresa diz que "a Nintendo tem muito orgulho em criar produtos duráveis ​​e de alta qualidade, sobre os quais estamos continuamente a fazer melhorias. Portanto, e até novo aviso, a Nintendo oferece aos consumidores que compraram controladores Nintendo Switch Joy-Con na Área Económica Europeia (EEA), Reino Unido e Suíça que a reparação de um síndrome de capacidade de resposta do stick analógico será realizado gratuitamente nos centros de reparação da Nintendo. Isso aplica-se mesmo que o síndrome seja causado por desgaste e mesmo que a garantia do fabricante de 24 meses, fornecida pela Nintendo tenha expirado"

Fonte oficial da Nintendo em Portugal indica ainda que, para obter mais informações, os utilizadores devem visitar o artigo dedicado no site da Nintendo. Lembra também que a garantia do fabricante não afeta quaisquer direitos estatutários que os consumidores possam ter sob a legislação de proteção ao consumidor como comprador de mercadorias. Os benefícios descritos são adicionais a esses direitos. Se os consumidores tiverem algum problema, incentivamo-los visitar: Joy-Con | Assistência | Nintendo"

A DECO PROTESTE, a associação de defesa dos consumidores em Portugal, estava a trabalhar com 10 outras associações europeias para analisar a falha e tinha pedido aos portugueses para partilharem o seu testemunho. O SAPO TEK questionou a associação sobre os resultados e os próximos passos desta iniciativa, que adinatou a satisfação pelo processo.

"Congratulamo-nos por esta vitória da Comissão Europeia que, note-se, foi despoletada por um alerta do organismo que representa as associações de defesa de consumidores a nível comunitário (BEUC)", afirmou António Alves, especialista em Sociedade Digital da DECO PROTESTE.

Apesar do apelo feito aos consumidores portugueses para partilharem os seus problemas com o comando da consola, António Alves diz que "a quantidade de reclamações que nos chegaram, de consumidores afetados por este problema, foi na realidade, pouco expressiva". Ainda assim, refere que "a situação foi bastante díspar, com várias das nossas congéneres, tendo sido rececionadas no total, quase 25 000 reclamações de consumidores afetados por este problema, logo a Janeiro de 2021".  

Para comemorar o lançamento do próximo jogo da saga The Legend of Zelda, a Nintendo vai lançar o modelo OLED da Switch com decalques e figuras do jogo. Há ainda um comando Pro e uma bolsa de transporte da consola com designs a condizer.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com a resposta da Nintendo Portugal e mais tarde com a resposta da DECO Proteste. Última atualização 10/04/2023 às 10h20