O Senado norte-americano deu esta terça-feira luz verde a um pacote de investimento de 190 mil milhões de dólares, para acelerar a competitividade da economia dos EUA. Neste bolo, estão 52 mil milhões de dólares para aumentar a capacidade de produção de chips no país e reforçar a investimento nesta área dos semicondutores. Há 2 mil milhões de dólares reservados especificamente para aumentar a produção de chips, de forma a servir a indústria automóvel, uma das primeiras e das mais afetadas pela crise mundial nesta área. 

O investimento vai servir para reduzir a dependência dos Estados Unidos da China e de outras regiões do globo, numa área onde a escassez continua a condicionar planos de produção das empresas, nos mais diversos sectores. 

Recorde-se que a escassez de semicondutores tem superado todas as expectativas, pela negativa, e os responsáveis de várias multinacionais já se pronunciaram sobre o tema, para deixar alertas relativamente ao tempo que pode ainda faltar para que a situação se resolva. No final de abril o CEO da Nokia, Pekka Lundmark, admitiu que o problema pode estender-se até 2023, ainda que várias empresas tenham já anunciado a intenção de reforçar a produção, como a Samsung que prepara uma nova fábrica nos EUA.

Mercado de PCs volta a crescer no primeiro trimestre, mas efeitos da “crise dos chips” já se fazem sentir
Mercado de PCs volta a crescer no primeiro trimestre, mas efeitos da “crise dos chips” já se fazem sentir
Ver artigo

No anúncio do resultado da votação, o líder da bancada democrata Charles Schumer, sublinhou que, entre a fórmula inicial e a que foi aprovada, o valor alocado à criação de hubs regionais de tecnologia e investigação foi revisto e passou de 100 para 250 mil milhões de dólares. Os Estados Unidos pretendem desta forma reformar polos de inovação regionais e criar novos. 

Neste pacote, além das medidas desenhadas para promover a autonomia do país na produção de um conjunto de tecnologias críticas, estão também fundos para atenuar as diferenças no acesso à tecnologia e à literacia digital entre regiões dos Estados Unidos.  

Há ainda um reforço de verbas para missões da Nasa e em concreto para a missão Artemis, à Lua, mas neste caso a proposta ainda não não está completamente fechada e precisa de ser submetida a nova votação.     

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.