No futuro, procurar pelas chaves do carro vai ser um problema do passado. Atualmente existem marcas que já disponibilizam veículos que podem ser desbloqueados através de aplicações, mas a Apple quer desenhar um cenário mais prático, em que o corpo do condutor serve esse propósito. A Hyundai vai lançar um modelo que reconhece as impressões digitais dos utilizadores registados, mas a tecnológica quer possibilitar a integração de sistemas de reconhecimento biométrico, tal como temos atualmente nos smartphones de gama mais alta.

Uma patente registada pela marca norte-americana, chamada "System and Method for Vehicle Authorization", descreve um sistema de autenticação biométrica, com Face ID, que pode vir a ser utilizado para desbloquear o acesso a um determinado veículo. Na prática, tendo em conta toda a tecnologia instalada nos automóveis mais recentes, é provável até que este sistema venha a permitir a pré-definição de várias configurações, ajustadas às preferências de cada um dos condutores habituais do carro; falamos de música, posição do banco, temperatura e outras variáveis possíveis de ajustar.

A patente foi registada em fevereiro de 2017 e não existem provas de que este seja um projeto terminado ou em curso. A estratégia da Apple para o segmento automóvel mudou bastante nos últimos anos e esta pode ser apenas uma forma de garantir que as suas próprias ideias se mantêm legalmente protegidas do assédio das concorrentes.