A Sony registou uma patente para um par de óculos de realidade virtual. E esta frase deve ser compreendida no seu sentido literal. Desta vez, estamos mesmo a falar de óculos e não de um headset. Em teoria, o aparelho serviria para ajudar utilizadores com problemas de visão a jogar em realidade virtual na consola, usando um sistema de monitorização ocular para elevar a qualidade da experiência.

O portal Siliconera escreve que este gadget poderá ser a solução para os problemas de monitorização ocular que ocorrem com os utilizadores que são obrigados a utilizar óculos com o headset. Neste caso, o sistema está até preparado para acompanhar os movimentos dos olhos com lentes de contacto.

tek glasses sony

Este problema dá-se porque a existência de uma barreira entre os sensores e os olhos do utilizador impede a determinação da direção do olhar com precisão. Em consequência, os utilizadores vêem imagens enevoadas, distorções, reflexos e outras obstruções à imagem. A isto junta-se o incómodo que é usar um headset por cima de um par de óculos comuns.

Huawei estabelece parceria com Gentle Monster e apresenta óculos inteligentes
Huawei estabelece parceria com Gentle Monster e apresenta óculos inteligentes
Ver artigo

Note que o aparelho que a Sony patenteou não serve para reproduzir experiências em realidade virtual, mas sim para monitorizar o olhar do utilizador. Na prática, os óculos integrariam a tecnologia de monitorização e comunicariam essa informação ao headset, tornando a experiência mais agradável para os utilizadores com problemas de visão.

Note que a patente não indica que a Sony vá transformar este gadget num produto comerciável. No entanto, é possível que venhamos a conhecer novos equipamentos de realidade virtual na nova geração de consolas PlayStation.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.