
A Polícia Judiciária, através da sua Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), deteve dois indivíduos de 27 e 28 anos, suspeitos de vários crimes de burla informática agravada, falsidade informática e acesso ilegítimo. A investigação, em curso desde outubro de 2020, centrou-se nos vários casos de fraude com recurso à captura de credenciais dos utilizadores através de técnicas de Phishing.
Os suspeitos enviavam mensagens por email a simular que eram remetidas pela SIBS, a entidade gestora da aplicação MB Way. Foram registados diversos movimentos não autorizados, incluindo levantamentos e compra de artigos, através da aplicação.
A investigação, que teve a colaboração da SIBS, permitiu identificar os dois suspeitos das ações criminosas repetidas e dispersas em vários locais. Na sequência da detenção e buscas ao domicílio, a PJ apreendeu vários objetos relacionados com a prática da burla, juntamente com diversos artigos adquiridos através das contas capturadas. Estima-se que o valor da fraude, calculada até agora, seja de cerca de uma centena de milhares de euros. Foram referenciados mais de 170 cartões e contas bancárias, mas a PJ prevê que esse valor ainda possa aumentar na continuação da investigação.
Os dois suspeitos detidos vão ser presentes a um primeiro interrogatório judicial, de forma a saber quais as medidas de coação a aplicar.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
App do dia
Spendid: uma app para descomplicar as contas do mês a qualquer hora, em qualquer lugar -
Site do dia
Coffee Chat AI pode dar uma ajuda extra no primeiro café. Pessoal ou profissional -
Multimédia
ISS de parabéns: 25 anos de um laboratório no espaço que já recebeu mais de 270 astronautas -
How to TEK
Como contribuir para ajudar o Google Maps a descobrir novos locais
Comentários