Um estudo europeu sobre a criatividade e inovação nas escolas mostra que 94% dos professores acreditam que estas são competências fundamentais a desenvolver no espaço educativo e que as Tecnologias da Informação e Comunicação são um dinamizador importante.
Os computadores, software educativo, vídeo e ferramentas de colaboração online, quadros interactivos e material de estudo online são apontados por 80% dos professores como muito relevantes. Os professores portugueses estão entre os que atribuem mais importância a estas ferramentas.
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Este é o primeiro estudo realizado sobre a criatividade e inovação nas escolas e foi apresentado numa conferência em Estocolmo que se realizou nos últimos dois dias. O documento pode também ser consultado online.
A grande maioria dos professores acredita também que a criatividade pode ser aplicada a todos os domínios do conhecimento e não apenas aos tradicionais relacionados com as artes.
Apesar destas conclusões, apenas metade dos professores afirma que a criatividade tem um papel importante no seu currículo, uma taxa que é bastante elevada em Portugal.
Dada a importância das TIC na criatividade e inovação, a formação tem também um papel fundamental. Seis em cada 10 professores europeus garante ter recebido formação em técnicas pedagógicas inovadoras, mas só 36% o fizeram especificamente no uso das tecnologias em sala de aula.
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