
Um estudo europeu sobre a criatividade e inovação nas escolas mostra que 94% dos professores acreditam que estas são competências fundamentais a desenvolver no espaço educativo e que as Tecnologias da Informação e Comunicação são um dinamizador importante.
Os computadores, software educativo, vídeo e ferramentas de colaboração online, quadros interactivos e material de estudo online são apontados por 80% dos professores como muito relevantes. Os professores portugueses estão entre os que atribuem mais importância a estas ferramentas.
[caption][/caption]
Este é o primeiro estudo realizado sobre a criatividade e inovação nas escolas e foi apresentado numa conferência em Estocolmo que se realizou nos últimos dois dias. O documento pode também ser consultado online.
A grande maioria dos professores acredita também que a criatividade pode ser aplicada a todos os domínios do conhecimento e não apenas aos tradicionais relacionados com as artes.
Apesar destas conclusões, apenas metade dos professores afirma que a criatividade tem um papel importante no seu currículo, uma taxa que é bastante elevada em Portugal.
Dada a importância das TIC na criatividade e inovação, a formação tem também um papel fundamental. Seis em cada 10 professores europeus garante ter recebido formação em técnicas pedagógicas inovadoras, mas só 36% o fizeram especificamente no uso das tecnologias em sala de aula.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mistério resolvido: pequenos jatos ajudam a explicar o “famoso” vento solar -
App do dia
Unsolved: Hidden Mystery Games desafia à atenção para descobrir pistas -
Site do dia
Griply reúne num único lugar as tarefas e objetivos do dia-a-dia para se manter organizado -
How to TEK
A Google enviou um alerta de falta de espaço? Apague primeiro o “lixo” antes de pensar num upgrade
Comentários