No último domingo realizou-se a finalíssima da importante prova de eSports, Rainbow Six Invitational 2022, que deu a vitória à TSM. Durante as comemorações do fecho do evento, a organização da competição, pertencente à Ubisoft, anunciou que os Emirados Árabes Unidos (EAU) seriam o palco da próxima grande competição de Rainbow Six Siege, nomeadamente o Six Major.

A revelação do local não caiu muito bem entre os fãs do jogo e da competição, devido aos registos da posição do país contra a comunidade LGBTQ+. Chegou mesmo a ser feita uma petição assinada por mais de 13 mil pessoas a pedir à Ubisoft que mudasse o local do evento desportivo, devido à discriminação da homossexualidade.

A Ubisoft reagiu de imediato à questão e através de comunicado na sua conta do Twitter referiu que o torneio será mudado para outro local, ainda por determinar e anunciar. A editora afirma que a segurança dos eventos, tanto para os participantes como colaboradores, é a sua prioridade máxima. E que sente orgulho pela diversidade, inclusão e aceitação daquilo que o jogo representa.

A empresa disse que a escolha de Abu Dhabi foi o resultado de conversas com as equipas locais, o governo dos EAU e os parceiros de eSports associados, no pressuposto que todos, incluindo todas as identidades de género e orientações sexuais e culturais, eram bem-recebidos, à semelhança dos anteriores eventos.

“Tendo isso em mente, também ouvimos alto e de forma clara que os membros internacionais da comunidade Siege questionaram esta escolha e tomamos a decisão de mover o Six Major a realizar-se em agosto de 2022 para outra região, com local exato ainda a ser determinado”. A Ubisoft diz também que vai manter o apoio à região do Médio Oriente nas competições futuras, que tem vindo a crescer.