Em comunicado, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação diz que o governo anterior não assegurou às escolas as condições necessárias para a realização das Provas Nacionais do 9.º ano em formato digital, como estava previsto.

Por isso, estes exames serão realizados este ano, excecionalmente, em formato papel.

as provas de aferição, continuam a ser realizadas em formato digital, “reafirmando o compromisso do atual Governo com a transição digital”, refere a mesma fonte.

Provas em formato digital: Governo quer garantir condições de equidade para todos os alunos
Provas em formato digital: Governo quer garantir condições de equidade para todos os alunos
Ver artigo

A opção pelas provas em formato digital tem vindo a ser contestada, sobretudo depois do alerta da associação de professores de informática (ANPRI) para a falta de condições para realizar estas provas nos computadores existentes, muitos dos quais com problemas.

A Fenprof e a ANPRI chegaram a anunciar uma greve, que começa no 3.º período, ao trabalho de apoio e manutenção de equipamentos, bem como ao suporte técnico às provas digitais. Numa das últimas decisões do Governo de António Costa ainda foi aprovada uma despesa adicional de 6,5 milhões de euros para substituir os equipamentos avariados e garantir condições para a realização das provas de aferição e provas nacionais em formato digital, mas vários especialistas alertaram para a dificuldade de garantir que esta medida conseguisse ter efeito ainda este ano.

O ministro da Educação, Ciência e Inovação já tinha reconhecido a urgência do tema e da necessidade de uma decisão em relação ao formato dos exames, prometendo uma decisão esta semana.

O anterior ministério da Educação tinha decidido levar a cabo um projeto de desmaterialização das provas e exames nacionais, tendo começado de forma gradual com as provas de aferição. Este ano, o projeto deveria chegar a todos os alunos que realizam provas de aferição e exames nacionais, o que abrange os alunos dos 2.º, 5.º e 8.º anos, que em maio começam as provas de aferição, e os estudantes do 9.º ano que em junho têm pela frente os exames nacionais.

No próximo ano seria a vez dos alunos do 11.º e 12.º anos fazerem os exames nacionais em formato digital.