A Sony ainda não tem uma data de lançamento marcada para o lançamento do seu headset de realidade virtual para a PlayStation 5, o PS VR2, mas a fabricante continua a partilhar algumas das suas funcionalidades.

Uma das novidades é a possibilidade de os utilizadores poderem ver o que se está a passar em seu redor quando têm o headset equipado. No primeiro modelo era necessário tirar o periférico dos olhos quando precisava procurar o comando ou ajustar a sua posição frente à câmara. No novo equipamento é possível ativar as suas câmaras frontais através do botão de função no headset ou utilizando um cartão no Centro de Controlo, para alternar entre o conteúdo virtual e o real. A Sony diz que este modo de olhar em redor é apenas para ver, pois o sistema não grava o ambiente real.

Veja na galeria imagens das novas funcionalidades apresentadas:

Por outro lado, os jogadores que desejam transmitir os conteúdos que estão a jogar em realidade virtual, podem agora filmar-se durante as sessões. Basta ligar a câmara de vídeo da PS5 à consola e reproduzir os seus movimentos e reações a outros jogadores.

Sony mostra o design do seu novo headset de realidade virtual PlayStation VR2
Sony mostra o design do seu novo headset de realidade virtual PlayStation VR2
Ver artigo

Os jogadores vão também poder criar a sua área personalizada para jogar. As câmaras do headset vão permitir fazer um scan à sala, os jogadores depois podem definir através dos comandos a área concreta, expandindo ou diminuído o espaço ao seu gosto ou baseado nos obstáculos que tenha no local. Assim, durante as partidas, caso pisem os limites que definiram, os jogadores recebem avisos, evitando assim choques acidentais.

O novo headset vai oferecer ainda uma funcionalidade de cinema. Ou seja, os jogadores podem alterar entre o modo VR e o modo Cinemático. No primeiro, é possível jogar com uma perspetiva de 360 graus, dentro do ambiente virtual. A Sony diz que este conteúdo será debitado numa resolução de 4000x2040 HDR, ou melhor, 2000x2040 para cada olho, com taxa de refrescamento de 90/120 Hz.

Sony promete 20 jogos para o PS VR2 e um reforço do investimento no PC e mobile
Sony promete 20 jogos para o PS VR2 e um reforço do investimento no PC e mobile
Ver artigo

Se optar pelo modo Cinemático, é possível aceder ao sistema e menus da PS5, assim como quaisquer outros conteúdos que não sejam em realidade virtual ou vídeos numa simulação de ecrã virtual de cinema. Estes conteúdos serão oferecidos numa resolução de 1920x1080, com taxas de 24/60 Hz, mas também a 120 Hz.

A fabricante referiu ainda no seu blog que os developers de jogos para o PS VR2 vão ter acesso em breve à mais recente experiência de utilizador através de uma nova atualização do sistema de software. Este inclui novas funcionalidades que os estúdios podem explorar.

Conheça o comando do PS VR2:

Ficou prometido para breve a revelação da data de lançamento do headset, assim novos títulos de realidade virtual que vão chegar ao sistema.

De recordar que em maio, a Sony fez uma apresentação do headset, destacando a simplicidade de ligação do sistema através de apenas um fio, maior resolução, assim como os seus comandos ergonómicos, com feedback háptico. A Sony confirmou ainda a chegada de 20 títulos entre produções internas e parceiros no dia de lançamento, entre eles está o já anunciado Horizon: Call of the Mountain.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.