Enquanto andamos às voltas com os desafios que a inteligência artificial coloca, podemos olhar para as vantagens e algumas delas estão muito próximo de se tornarem realidade, segundo defende David Reger.

Na sessão “Say hello to your robot co-worker”, do Web Summit 2023, o CEO e fundador da NEURA Robotics argumentou a favor dos avanços na IA e na robótica para a qualidade de vida das pessoas, destacando principalmente a ajuda e melhoria em diferentes áreas - como as tarefas domésticas.

Meta está a criar agentes de IA robóticos para ajudar nas tarefas domésticas
Meta está a criar agentes de IA robóticos para ajudar nas tarefas domésticas
Ver artigo

Para que isso aconteça, será necessário ter robots “verdadeiramente eficientes e de qualidade”, reconhecendo que muitos dispositivos atuais não atingiram esse padrão. Apelou também à importância de “demonstrar utilidade e sensatez” no uso da tecnologia.

O responsável acredita que a experiência de trabalhar com robots será positiva e destacou a atual presença dos androides na indústria. Nem todos estarão dispostos a ter um colega robot no trabalho, mas aqueles que quiserem ajuda terão a oportunidade de fazê-lo, acredita o CEO da NEURA Robotics.

Além disso, os robots poderão ser importantes para combater a escassez de trabalhadores qualificados, afirmou durante a sessão.

Veja as imagens do Web Summit 2023 

No campo do desenvolvimento, em breve haverá uma mudança passar do “dizer como fazer” ao “dizer o que fazer”. Nas casas do futuro será natural os robots assumirem as tarefas domésticas. E isso inclui lavar a loiça do jantar? “Exatamente. Essa é uma das tarefas domésticas incluídas”, respondeu.

A questão do “rendimento básico universal” não ficou esquecida, à medida que os robots se tornam mais ativos na economia. Embora sem ter a certeza quanto a ser a melhor solução, o CEO da NEURA Robotics sugeriu a possibilidade de criar impostos, para financiar a transição e apoiar aqueles que podem ser impactados negativamente.

No final, disse acreditar que haverá trabalho para todos, que será mais virado para questões que exijam sensibilidade humana.

A equipa do SAPO TEK esteve no Web Summit e acompanhou tudo o que se passou na conferência e nos eventos paralelos. agenda era longa e com muito para descobrir dentro e fora dos palcos. Veja o nosso especial do Web Summit 2023.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.