Durante semanas as equipas compostas por estudantes universitários defrontaram-se em Valorant da Riot Games, para disputar o título de campeão nacional do torneio Red Bull Campus Clutch. E o prémio não poderia ser mais apetecível para os jovens: a presença na grande final mundial, que este ano se vai realizar em Istambul entre os dias 19 a 24 de novembro.

A final nacional do Red Bull Campus Clutch realizou-se no Gaming Hub da Federação Académica do Porto e a grande vencedora foi a equipa NemAPAU, um quinteto de estudantes universitários de Lisboa, Viseu, Porto e Braga, carimbando o passaporte para Istambul.

Segundo a organização, o Red Bull Campus Clutch, com foco no jogo da Riot Games, Valorant, já é considerado um fenómeno de popularidade global, tendo mobilizado nos últimos três anos mais de 55 mil participantes em 800 competições em todo o mundo.

Veja na galeria imagens do Red Bull Campus Clutch portugal 2023:

A equipa portuguesa que vai representar Portugal na final mundial venceu a WeHateSnakes por 2-0, num encontro realizado em LAN no Gaming Hub. No primeiro mapa Haven, a NemAPAU venceu por 13-7, seguindo-se o mapa Split, onde arrancou outra vitória por 13-6, sagrando-se dessa forma campeões nacionais.

A NemAPAU é composta por Semyon “Stepa” Stepanov de 21 anos, de Lisboa (ISTEC); Miguel “Bati” Batista de 25 anos, de Lisboa (IST), Afonso “Furyan” Sousa de 23 anos, do Porto (Universidade de Coimbra), Francisco “Slender” Pires de 19 anos, de Braga (ISMAI) e Tiago “Grtw” Saraiva de 21 anos, de Viseu (IPV).

A grande final mundial vai reunir 35 países e a equipa vencedora leva para casa um prize Money de 20 mil euros. A expetativas estão elevadas para a equipa portuguesa, uma vez que Portugal tem um bom histórico nas prestações dos campeonatos anteriores. Na estreia do evento ficou em segundo lugar e no ano passado alcançou os oitavos finais da prova.

O denominador comum parece ser mesmo Miguel Batista, que integrou as três equipas que venceram a final nacional. “Agora estamos motivados para lutar pelo título mundial, porque ganhar é sempre o nosso objetivo. Mas sabemos que o nível está cada vez mais elevado e que a competição vai ser muito disputada”, disse o jovem estudante universitário.

Todas as partidas das finais do Red Bull Campus Clutch podem ser acompanhadas no canal de Twitch e do YouTube da Red Bull.