
Com a tecnologia a desempenhar um papel cada vez mais preponderante na indústria automóvel, o Reino Unido decidiu implementar uma nova unidade de avaliação nas escolas de condução de todo o país. Numa revisão que foi recentemente conduzida a todo o programa letivo das escolas britânicas, a DVSA (Driving and Vehicle Standards Agency), entidade responsável pelo licenciamento de instrutores e pela regulação aplicada em exames de condução, integrou um novo parâmetro que prevê a aferição de competências do aluno para a navegação com sistemas de GPS. A decisão, disse a agência, foi tomada com base na necessidade de incluir "cenários mais reais nos exames" que consigam refletir com mais precisão as exigências que são hoje feitas aos condutores.
De acordo com a DVSA cerca de metade de todos os condutores de automóveis no Reino Unido recorre a um sistema de navegação por satélite através de aplicações móveis e aparelhos dedicados e, por isso, os alunos precisam de ser ensinados a funcionar com o sistema e a lidar com a distração que este pode representar.
Nos exames, os instrutores vão passar agora a fornecer um aparelho que será montado no carro pelo próprio aluno. A rota será definida pelo examinador e o examinando terá depois de a seguir.
"Estamos a assegurar-nos que os exames de condução são relevantes no século XXI e a introdução de sistemas de navegação nos mesmos, por exemplo, vai de encontro a esse mesmo objetivo", disse, à BBC News, o ministro dos Transportes britânico, Andrew Jones.
Os testes com GPS entram em vigor no próximo dia 4 de dezembro.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários