O protótipo do Apple VideoPad 2 vai a leilão em novembro. A peça vai ser licitada ao lado de outros equipamentos que faziam parte da coleção pessoal de Steve Jobs num leilão organizado pela Bonhams que terá uma montra constituída por peças que ficaram na história da ciência e da tecnologia. Estima-se que o protótipo seja vendido por um valor compreendido entre os 8.000 e os 12.000 dólares.

O VideoPad 2 foi desenvolvido entre 1993 e 1995, juntamente com o VideoPad 1 e o VideoPad 3. Estes últimos foram os únicos modelos exibidos ao público, o que faz desta versão uma unidade rara.

Clique nas imagens para mais detalhes 

O VideoPad 2 foi mais uma das tentativas da Apple de criar um PDA mais capaz do que o seu Newton Message Pad. Neste caso, a novidade prendia-se com a existência de uma câmara que permitia as videoconferências.

O aparelho foi cancelado por Steve Jobs, em 1997, depois do seu regresso à empresa. A Bonhams explica que, na altura, Jobs considerou que a tecnologia ainda não estava no nível exigido para providenciar uma experiência de qualidade ao utilizador.

O aparelho ajudou a fundar as bases sob as quais foi idealizado o primeiro iPad e é certamente atrativo para os colecionadores de gadgets. No leilão da Bonhams, estarão outros aparelhos do género, como o Personal Computer Apple II e protótipos dos Apple Macintosh, Apple EMate 300 e da primeira geração de iPads. A cereja: uma carta autografada, escrita por Jobs para um amigo de infância, cujo valor pode ascender aos 300.000 dólares.

Apple I: O primeiro computador da empresa da maçã foi lançado há 45 anos. Recorde a sua história
Apple I: O primeiro computador da empresa da maçã foi lançado há 45 anos. Recorde a sua história
Ver artigo

Recorde-se que o Apple I, o primeiro computador da empresa da maçã, é também uma peça de colecionador rara, ganhando também um lugar de destaque em museus. Ao longo dos últimos anos têm surgido alguns equipamentos em leilões online, com unidades a serem vendidas por centenas de milhares de dólares ou até mesmo milhões.

Em 2013, por exemplo, foi vendido um modelo do computador por 387.750 dólares através de um leilão online da Christie's. Em 2014, foi vendido um outro exemplar comprado na década de 70, diretamente das mãos de Steve Jobs, por 365 mil dólares. Já em 2018, um modelo original restaurado foi a leilão e o valor estimado rondava os 300 mil dólares.

Em fevereiro de 2021, foi posto à venda no eBay um exemplar que terá sido um dos 50 primeiros modelos comercializados pela Apple nos primórdios da história da empresa, contando com um valor de 1,5 milhões de dólares.

Clique nas imagens para conhecer um dos exemplares do Apple I que foi a leilão

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.