Durante vários meses que o Chromebook original da Samsung ocupou o primeiro lugar de computador portátil mais vendido na Amazon norte-americana. Para o sucesso do equipamento contribuiu o preço de 250 dólares. Agora a Samsung eleva um pouco a fasquia, nas características e no valor do equipamento, mas mantém firme a aposta no Chrome OS.

São duas as novas versões do Chromebook da Samsung. Um modelo de 13,3 polegadas com uma resolução Full HD, 4GB de RAM, 16GB de armazenamento interno e processador Exynos 5, o chip de oito núcleos da tecnológica. Um dos elementos de destaque vai para as oito horas e meia que a Samsung promete de tempo útil de bateria. Esta versão tem um preço de 399 dólares.

O segundo modelo agora apresentado tem um ecrã mais pequeno, de 11,6 polegadas com uma resolução de 1366x768 píxeis, um processador menos capaz e uma bateria que aguenta-se até oito horas de funcionamento. No resto das características os dois computadores portáteis são iguais, o que fixa o preço desta versão nos 319 dólares.

As duas versões apresentam ainda uma grande alteração relativamente ao primeiro Chromebook da Samsung: a parte traseira do ecrã é feita em plástico que imita um acabamento de pele, tal como acontece com o Galaxy Note 3.

Numa altura em que muitos olham para outras alternativas agora que o suporte oficial do Windows XP está a terminar, os Chromebook apresentam-se como uma alternativa cada vez mais viável, sobretudo pelo grande apoio que tem recebido de diferentes fabricantes - e das mais importantes.

Além da Samsung também a Asus, a HP, a Toshiba, a Acer, a LG e a Lenovo pertencem ao grupo de trabalho do Chrome OS.

A Google e a rede de parceiros têm trabalhado também para mitigar a ideia de que os Chromebook são computadores de baixa qualidade, sendo o expoente máximo da aposta o Chromebook Pixel, mas havendo outros modelos topo de gama.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.