A Tesla partilhou uma história real de um cliente detentor do modelo FSD V12 que foi salvo de uma situação de emergência, quando o carro o transportou para o hospital. A história, que aconteceu no “dia das mentiras”, parece real, em que o sistema Full Self-Driving dos veículos da Tesla foi acionado e utilizado numa real emergência.

Segundo uma partilha do utilizador Maxpaul Franklin na rede social X, no dia 1 de abril, a Tesla terá desbloqueado a funcionalidade de Full Self-Driving de todos os veículos suportados nos Estados Unidos. “Num momento de maior necessidade, às 2 de manhã, sofri de uma severa desidratação e um nível de glucose no sangue de 670 devido a uma avaria da minha bomba de insulina”. Afirma que sem tempo a perder, ligou o seu Model Y para se deslocar ao hospital e ativou a funcionalidade de condução autónoma, com apenas dois cliques no botão na coluna do volante.

O utilizador conta que sem a sua intervenção, o automóvel navegou cerca de 20 quilómetros para as emergências do hospital, incluindo o estacionamento autónomo no parque quando chegou, para que procurasse assistência médica imediatamente. A história teve um final feliz, com o homem a receber alta hospitalar sem restrições, mesmo na eminência de um ataque de coração.

Veja na vídeo o sistema de Autopilot da Tesla a funcionar:

“Como dono de alguns veículos de luxo, incluindo Porsche, Mercedes, BMW, Acura e Cadillac, posso declarar inequivocamente que a Tesla é o pináculo da inovação automóvel atualmente”. Salientou a sua capacidade de salvar vidas, comparando a funcionalidade Full Self-Driving ao upgrade de um telefone básico para um smartphone.

Deixou ainda uma mensagem de agradecimento a Elon Musk, que reconhecendo a sua "liderança maluca e errática", não se esquece do seu compromisso com a excelência e inovação.

Veja na galeria imagens do Tesla Model 3 (novo modelo):

De recordar que histórias em torno da funcionalidade Full Self-Driving são bem-vindas para a Tesla, numa altura em que a empresa assumiu a entrada na área dos robotaxis, com um anúncio previsto para o dia 8 de agosto, segundo o próprio Elon Musk. Ao assumir a entrada no mercado dos robotaxis, a Tesla terá pela frente os habituais processos de escrutínio para obter as autorizações para circular nas estradas. Processo que outras empresas enfrentam há vários anos. Este tipo de testemunho pretende balancear as polémicas em torno do Autopilot associado a acidentes.

A partilha da Tesla recebeu várias críticas de outros utilizadores, referindo que não era sensato incentivar este tipo de práticas, uma vez que o sistema ainda está no nível 2 da condução autónoma, significando que a condução tem de ser supervisionada pelo condutor, algo que alegadamente o dono do veículo não estava em condições.