O Slack é um programa de mensagens instantâneas, virado para o segmento empresarial, que visa agilizar a comunicação entre colegas de trabalho. No entanto, a empresa quer alargar as funcionalidades da sua plataforma com o Slack Connect. Esta novidade vai permitir-lhe utilizar o software para comunicar, não só com outros trabalhadores da sua organização, mas também com colaboradores de outras empresas.

Procura por soluções de teletrabalho faz Slack bater recordes
Procura por soluções de teletrabalho faz Slack bater recordes
Ver artigo

De acordo com o Slack, vai ser possível comunicar, num mesmo canal, com outras 20 empresas em simultâneo. Na prática, esta possibilidade potencia a comunicação entre as várias engrenagens de uma linha de produção, seja ela literal ou metafórica. Quer isto dizer que, numa mesma sala de chat, podem estar representantes de uma fábrica, da empresa transportadora, da agência de marketing e do espaço comercial onde o produto vai ser vendido.

Tal como acontece desde sempre nos canais tradicionais do Slack, o Connect vai permitir-lhe partilhar ficheiros e organizar calendários entre equipas. A tecnológica sublinha que esta é uma forma de acelerar processos com vendedores, "fortalecer relações com clientes, gerir cadeias de fornecimento e prestar apoio" a parceiros.

"Há alguns meses que estamos a testar esta funcionalidade", explica o CEO do Slack, Stewart Butterfield. "Esta é uma parte crítica da nossa visão para o futuro do software. Acredito que muitas das conversas que acontecem por email vão agora mudar-se para o Slack. O email vai continuar a ser utilizado em certos casos - nós não vamos ser um substituto para todas as suas funcionalidades... mas acredito que as empresas que passarem a usar o Slack em todo o seu potencial, vão assistir a uma redução significativa na quantidade de mails que trocam".

Numa primeira fase, o Slack Connect só vai estar disponível para utilizadores pagos. A funcionalidade materializa-se em canais partilhados que podem ser acedidos diretamente da conta da sua empresa. Para juntar várias organizações num mesmo canal, bastará partilhar um link com os convidados.

Nesta modalidade, haverá ainda espaço para algum machine learning, que funcionará, por exemplo, para encontrar espaços vazios nas agendas dos participantes, de forma a encontrar um horário adequado para reuniões conjuntas.

Desde há algum tempo que o Slack se tenta posicionar como o substituto do email. A integração com as aplicações do Office365 foram um passo importante na consolidação dessa estratégia e esta nova funcionalidade é igualmente vital nesse sentido, uma vez que centraliza a comunicação entre empresas e torna desnecessárias e obsoletas aquelas correntes intermináveis de mails entre vários endereços. No Connect, a conversa é teoricamente mais rápida e imediata e o que tende a demorar dias, pode agora ficar resolvido numa questão de minutos.