A startup japonesa Log Build Co. criou um robot de produtividade direcionado aos encarregados das obras de construção para interagirem com os empreiteiros de forma remota e tempo real. O objetivo é garantir maior produtividade aos encarregados que perdem uma média de três e quatro horas por dia, em deslocações a diferentes locais, apenas para verificar o progresso dos trabalhos e dar instruções aos trabalhadores.

O robot Log System está sempre presente no local dos trabalhos e tudo o que os encarregados precisam de fazer é conectar-se ao mesmo a partir de um computador no escritório, por exemplo. O robot tem uma câmara de alta resolução de 360º, altifalantes e microfone, permitindo interagir com os trabalhadores em tempo real, sem a necessidade de visitar presencialmente os locais de trabalho.

Veja na galeria imagens do robot:

A solução garante assim às empresas a poupança de tempo dos encarregados nas deslocações, reduzindo as despesas e aumentando a sua produtividade. Sobretudo quando têm diferentes obras para gerir. O robot conta com um software que permite gerir e manter a comunicação com os trabalhadores de forma remota, bastando utilizar um smartphone. A empresa diz que o robot permite uma otimização da gestão até 10 vezes mais quando comparado com a forma presencial.

A câmara 360º equipada no robot consegue converter a informação do local das obras numa fotografia de realidade virtual. Isso garante ao robot mover-se livremente pelo local e dar instruções, tal como se colocasse uma nota de post-it no sítio designado. A startup é apoiada pela Microsoft Japão que garante o acesso à sua cloud Azure para guardar as informações. É mesmo possível armazenar as notas de intervenção para consultas posteriores. Nesse sentido, todos os parceiros associados às empreitadas podem fazer as consultas de forma remota.

Através do sistema também podem ser feitas reuniões virtuais, bastando aceder por um smartphone ou computador. A empresa garante ainda uma funcionalidade que automaticamente mostra o progresso da construção, suportado por análise baseada em inteligência artificial, baseada em dados recolhidos pelo robot e medidos pelo sistema no espaço de realidade virtual.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.