Já está à venda nos Estados Unidos e no Canadá o tablet PC lançado pela RIM, fabricante do Blackberry. A informação recolhida pela imprensa internacional mostra que o dispositivo está longe de gerar a expectativa que outros produtos no mesmo segmento conseguiram acolher. Exemplo máximo: o iPad da Apple.



No caso do PlayBook, comentado durante meses, primeiro com informação não oficial e mais tarde com dados confirmados pela empresa, não houve filas à porta das lojas nem uma corrida às pré-reservas, para garantir uma unidade entre as primeiras a colocar no mercado. À Reuters alguns lojistas de Toronto admitiram mesmo não ter vendido mais de cinco unidades.



As primeiras críticas ao tablet também já se fazem ouvir e relacionam-se sobretudo com a falta de serviços de correio electrónico ou agenda no dispositivo. Estas funcionalidades estão disponíveis a partir de uma ligação com os smartphones da marca, pelo que só tira partido delas quem tem um.



O preço elevado do tablet é outro factor apontado por alguns especialistas e potenciais compradores citados na imprensa internacional, como possível elemento de insucesso, mesmo que o preço do BlayBook não esteja longe do preço praticado pela Apple no iPad.



O equipamento chegou às lojas norte americanas com preços de 500 dólares para a versão de 16 Gb, 600 dólares para a versão com 32 Gb e 700 para a versão de 63 Gb.



Mesmo com um arranque de vendas fraco vale a pena dizer que a RIM prevê vendas de três milhões de tablet PCs para este ano. Até final de 2011 também se especula que a empresa irá aprofundar a ligação smartphone / tablet com o lançamento de novos telefones inteligentes integrados com o novo equipamento.

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