A Vodafone anunciou hoje o lançamento de quatro novas aplicações interativas destinadas aos utilizadores do seu serviço de televisão em Portugal. PiP (Picture-in-Picture), My Zapping, Jogos Multplayer TV e Karaoke são as novas aquisições.

De entre o lote, destacamos o Jogos Multiplayer TV, por ser "a primeira em Portugal que permite jogar na televisão em tempo real com outros utilizadores", segundo afirma a Vodafone. Enquanto se vê televisão, é possível convidar outro utilizador do serviço Vodafone para jogar Xadrez, Damas ou 4 em Linha, descreve a operadora.

Ainda no campo do entretenimento, fica também disponível uma aplicação de Karaoke, que oferece acesso a um catálogo de mais de 600 músicas.

As outras duas novidades tratam-se de ferramentas destinadas a melhorar a experiência de utilização do serviço televisivo.

A PiP "permite a visualização de dois canais de TV em simultâneo", alternando a qualquer momento entre a janela principal e a secundária. A funcionalidade fica acessível "diretamente através da tecla amarela do telecomando", possibilitando, por exemplo, continuar a ver um canal e controlar o começo de um programa noutro canal, descreve a empresa, num comunicado à imprensa.

Já o My Zapping apresenta-se como um assistente que faz recomendações de programas ao utilizador, sugerindo-lhe os que geralmente vê àquela hora. Permite também aceder a uma lista, ordenada por categorias, dos programas mais vistos.

As novidades agora anunciadas seguem uma tendência para aumentar o leque de ofertas para a TV enquanto centro de entretenimento para além dos tradicionais canais de televisão, que se vem verificando por parte de diversas marcas.

A tentativa de dotar os televisores de cada vez mais aplicações e funcionalidades, tirando partido da ligação, à Internet tem-se registado tanto entre fornecedores de serviços - dos quais o Meo é um dos principais exemplos - como por parte das fabricantes de televisores, como é o caso de exemplos como a LG, Toshiba ou Sony. Uma das que tem dedicado maior atenção ao segmento é a Samsung, que ainda a semana passado apresentou seis novas aplicações a acrescentar à plataforma que serve as suas Smart TVs.

A disponibilização do popular título Angry Birds para jogar na TV foi uma das mais sonantes novidades a integrar o leque de novas aplicações para 2012, ano em que a Samsung espera atingir os 20 milhões downloads de aplicações para televisão já em janeiro, revelou durante a sua conferência na CES.

As aplicações Bravo, M-Go (da Techicnicolor), The Daily e I Love the 80's Trivia (da VH1) compõem o resto do lote recém-lançado, para integrar um catálogo que já conta com mais de 1.400 soluções. De acordo com os números da empresa, a loja de aplicações regista uma média diária de 50 mil downloads, a nível global, tendo o "marco" dos 10 milhões de apps descarregadas sido atingido em outubro de 2011.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes