A Toyota admitiu esta sexta-feira que 296 mil dados de clientes da empresa podem ter sido expostos na sequência de um acesso indevido aos servidores da empresa. Os dados em questão foram partilhados pelos utilizadores do serviço T-Connect, uma plataforma de telemática que permite ligar os veículos através de uma rede, adianta a Reuters.
Entre esta informação estão endereços de email e números de cliente de utilizadores, que subscreveram o T-Connect desde julho de 2017. A empresa garante que não existe outro tipo de informação comprometida, como nomes, dados de cartões de crédito e números de telefone dos utilizadores, avança a Reuters.
As suspeitas da Toyota baseiam-se em indícios de um possível acesso por terceiros aos servidores onde aqueles dados estão armazenados, uma hipótese que os peritos da empresa não conseguiram ainda confirmar, nem descartar.
No início de março deste ano, a Toyota já tinha sido forçada a tomar medidas na sequência de um ciberataque a um fornecedor de componentes da empresa no Japão. Nessa altura, a companhia viu-se obrigada a encerrar a produção em 14 fábricas durante um dia, para responder a uma “falha de sistema” no parceiro, a Kojima Industries.
Este encerramento forçado, estimaram especialistas da indústria à data, pode ter tido um impacto de 5% na produção mensal da empresa, correspondente a cerca de 13 mil unidades que acabaram por não ser produzidas devido à paragem.
Nota de redação: O título da notícia foi alterado para melhor refletir o tipo de informação que poderá ter sido exposta online. (Última redação: 12h43)
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