A Comissão, o Conselho e o Parlamento Europeus expressaram a sua aprovação do plano delineado para uma melhor e mais coordenada da utilização do espectro de ondas rádio, nomeadamente no que diz respeito à banda dos 700 MHz.

Informações divulgadas pelo Executivo de Bruxelas explicam que o acordo alcançado entre a tríade europeia é um passo importante em direção à implementação da nova geração de comunicações e serviços digitais, conhecida como 5G.

Ao adotar uma abordagem pan-europeia mais orquestrada no que toca à utilização do espectro de rádio, vai ser mais fácil gerir e lançar serviços novos e inovadores que vão tornar realidade os carros conectados e autónomos, serviços cada vez mais eficazes de telemedicina e as chamadas “smartcities”.

Andrus Ansip considera que uma gestão do espectro mais coordenada é essencial para oferecer aos europeus internet de alta qualidade. O vice-presidente da iniciativa Mercado Único Digital acredita que este acordo abre caminho para a chegada do 5G e da Internet das Coisas.

Em linha com esta apreciação, Günther H. Oettinger, comissário europeu para a Economia e Sociedade Digitais, afirma que o consenso a que se chegou esta quarta-feira é um progresso significativo nas ambições da União Europeia para a nova geração de tecnologias de comunicação.

Um dos pilares deste acordo é atribuir a banda dos 694 MHz aos 790 MHz aos operadores de comunicações móveis em todos os Estados-membros, sendo utilizada para disponibilizar banda larga móvel, o mais tardar, até 30 de junho de 2020.

Explica a Comissão Europeia que os países do bloco europeu têm até 20 de junho de 2018 para implementarem e divulgarem os seus planos nacionais para a libertação da banda dos 700 MHz.

Vale a pena referir que a banda dos 470 MHz aos 790 MHz, designada por UHF, é utilizada atualmente por serviços de TDT e microfones sem fios.