A lista dos filmes mais descarregados na Internet tem muitas proximidades com o top dos candidatos à 87.ª edição dos Óscares, que foram revelados esta madrugada, refletindo a procura dos que ainda não tinham visto as obras no cinema e optam por canais piratas para fazer o download.

American Sniper não ganhou o Óscar da Academia para o melhor filme, onde foi ultrapassado pro Birdman, mas esteve no topo da lista dos mais pirateados, com mais de 1,3 milhões de downloads.

Desde que a lista dos nomeados foi conhecida, a 15 de janeiro, a corrida ao download dos filmes reconhecidos pela Academia foi enorme, e o download ilegal aumentou 385%, indica a Irdeto, uma empresa que desenvolve soluções anti cópia e que monitoriza os downloads ilegais de filmes em mais de 200 países.

[caption]heat map[/caption]

Segundo a Irdeto, se os Óscares fossem decididos pelo número de downloads ilegais realizados via BitTorrent, American Sniper ganharia o prémio de melhor filme, Alejandro González Iñárritu, realizador do Birdman, a melhor atriz seria Rosamund Pike, de Still Alice, e Bradley Cooper, de American Sniper, seria o melhor ator.

Antes das nomeações aos Óscares o filme Gone Girl era o mais pirateado, mas foi ultrapassado por American Sniper durante o mês de janeiro e fevereiro. Mesmo assim foi descarregado mais de 1,2 milhões de vezes.

[caption]lista pirataria[/caption]

O "efeito Óscares" sentiu-se também em filmes que antes estavam no top da lista dos mais pirateados e que depois de conhecidas as nomeações - das quais não fizeram parte - caíram em termos de interesse. É o caso de Mr. Turner e Inherent Vice.

Para além dos Estados Unidos, a Rússia, Itália, Reino Unido, Brasil, Canadá, Índia, Austrália, Espanha, Coreia do Sul e Holanda estão na lista dos países onde os downloads ilegais foram mais significativos. Portugal também está listado mas entre os países com a maior percentagem de pirataria por população utilizadora da Internet, tal como a Austrália, Itália, Grécia e Irlanda.

Na cerimónia real que decorreu esta madrugada, Birdman - A Inesperada Virtude da Ignorância - foi o grande vencedor com os prémios de melhor filme, melhor realização, melhor argumento original e melhor fotografia.

Grand Budapest Hotel foi distinguido também com quatro Óscares: direção artística, banda sonora, e ainda caracterização e guarda-roupa.

Eddie Redmayne, protagonista de A Teoria de Tudo ganhou o prémio de melhor ator e Juliane Moore de Citizenfour levou para casa a estatueta de melhor atriz.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi feita uma correção em relação ao prémio de Juliane Moore.