A America Online (AOL) pretende
disponibilizar uma série de novos serviços de Internet que terão um formato
semelhante ao de um canal televisivo por cabo, contendo programação adaptada
para dias específicos da semana com base nos vários interesses dos seus
assinantes, noticiou o Washington Post.

Falando durante uma reunião à porta fechada do quadro de direcção da AOL Time Warner que
decorreu no final da semana passad, Jonathan Miller, director executivo do
conglomerado multimédia, revelou a sua estratégia para fazer com que os
serviços de Internet da companhia voltem a recuperar o crescimento
anteriormente registado. Entre as suas propostas, incluem-se a sugestão de
adequar o ênfase em tipos diferentes de conteúdo com o dia da semana.

Assim, o dia de domingo seria reservado aos programas de desporto, a
segunda-feira passaria a centrar-se em questões relacionadas com o regresso
ao trabalho ao passo que a terça seria dedicada à passagem de novas música.
Os restantes dias seriam ocupados com a disponibilização de ajuda com os
trabalhos de casa e gestão familiar na quarta, bem como com a promoção de
filmes, programas televisivos e outras formas de entretenimento.

Para além disso, Miller deseja segmentar os 25 milhões de assinantes da AOL
nos Estados Unidos em seis grupos diferentes, oferecendo-lhes notícias,
publicidade e outras funcionalidades adaptadas aos seus interesses. Esta
estratégia de segmentação baseia-se no renovado ênfase da companhia nos seus
subscritores liderado por Ted Leonsis, vice-presidente da AOL, segundo o qual
a companhia fez mal em permitir nos últimos anos que grandes negócios
publicitários determinassem o conteúdo dos seus serviços, em vez de
satisfazer os interesses dos seus membros. Os assinantes da AOL pagam 23,90
dólares por mês para obterem um acesso por dial-up à Internet e para
receberem conteúdos exclusivos.

Em vez de segmentar os seus utilizadores com base em características
demográficas como a idade e o sexo, a AOL preferiu adoptar como critério de
segmentação os diferentes interesses da sua comunidade de utilizadores. Estes
incluem sub-grupos centrados em notícias de negócio e desporto, música, jogos
e ajuda nos trabalhos de casa, gestão familiar e família, vida nocturna
e entrenimento, bem como aprender a utilizar a Internet.

Apesar da maior parte dos subscritores da AOL utilizarem um serviço de
dial-up, que é extremamente lucrativo para a companhia, os analistas
afirmam que esse mercado vai diminuir ao longo do tempo, à medida que mais
pessoas acederem à Internet através de ligações por banda larga. De modo a
beneficiar deste crescimento, a AOL está a desenvolver serviços exclusivos,
incluindo streaming de música e vídeo que não estão disponíveis para
os seus clientes de dial-up, bem como serviços pay-per-view e
premium.

Notícias Relacionadas:
2002-11-22 - AOL
aposta no acesso pré-pago para atrair mais clientes

2002-11-05 - AOL
lança instant messaging para mercado empresarial

2002-08-02 - AOL
apresenta versão 8.0 do seu browser para testes

2002-07-25 - AOL
desiste de projecto para a compatibilidade entre sistemas de instant
messaging