O lançamento do que promete ser o novo concorrente do Spotfy era um dos segredos mais mal guardados da conferência de programadores WWDC15 que decorre no Moscone Center, em São Francisco, e já tinha sido confirmada pelo CEO da Sony, que é um dos acionistas do Spotify.

O novo serviço vai estar disponível no final de junho em mais de 100 países, entre os quais falta confirmar ainda que está Portugal, com o iOS 8.4 para iPhone, iPad e iPod touch.

O serviço tem um custo mensal de 9,99 dólares, mas a Apple oferece os três primeiros meses. Mas há "descontos família" e até seis membros podem partilhar uma assinatura pagando 14,99 dólares mensais.

E "porque todos merecem a melhor música" a Apple não vai limitar o serviço aos utilizadores de iOS e vai disponibilizar o Apple Music para Android e Windows ainda no outono.

Durante a sua apresentação, Tim Cook lembrou aos presentes no WWDC15 que a Apple tem uma "longa relação com a música" e defendeu que atualmente a experiência no mundo música é fragmentada, e que os fãs precisam de recorrer a vários serviços para escutar e ligar-se aos seus artistas favoritos.

A ideia é recorrer a "tudo o que gosta na música" num único local, com possibilidade de interação entre os artistas e os seus fãs.

O serviço funciona como "radar" de descoberta de novos artistas, novos géneros e álbuns, com novidades todas as semanas, mas é também uma estação de rádio com emissões permanentes para mais de 100 países, entre os quais ainda não foi possível perceber se está também Portugal.

Dezenas de milhões de músicas do iTunes estão disponíveis para ouvir em modo de streaming ou para gravar e escutar em modo offline, sem ligação à internet, sendo ainda possível partilhar playlists, álbuns e vídeos, num verdadeiro desafio ao Spotify.

Veja aqui todas as restantes novidades apresentadas pela Apple no WWDC15.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.