A Optimus destacou-se no último mês como a marca da qual os portugueses mais falaram no Facebook, revela a mais recente análise da e.life, uma empresa nacional de monitorização e análise de media gerada pelo consumidor.

Segundo as conclusões do estudo levado a cabo durante o mês de Julho, a operadora destacou-se entre as 142 marcas analisadas graças ao festival Optimus Alive, que teve lugar entre os dias 12 e 14.

"Os portugueses utilizam o Facebook sobretudo para comentar marcas que lhes proporcionem sentimentos positivos ou que revelem novidades nos seus produtos", afirmam os analistas, que acrescentam que a Optimus surge destacada não pelas referências na categoria de serviços móveis mas devido ao festival.

Outro dos exemplos desta relação entre os utilizadores da maior rede social do mundo e as marcas é o da BMW, que esteve na "berlinda" graças à partilha de impressões dos internautas a respeito do novo sistema de piloto automático do BMW M3.

Note-se que a categoria "automóveis" foi a que mais conversa gerou nas redes sociais, sendo responsável por 19 por cento daquilo a que os especialistas chamam buzz - que nós poderíamos traduzir para qualquer coisa como "falatório".

Num cenário em que "muitos dos comentários dos internautas estão, de alguma forma, ainda relacionados com assuntos políticos e económicos", há cinco categorias de marcas que são, globalmente, responsáveis por 59 por cento dos tópicos na rede social: automóveis, festivais de música, serviços móveis, telemóveis e informática e eletrónica.

Das 142 marcas cuja presença no Facebook foi monitorizada 43 por cento totalizaram menos de 10 referências, enquanto 32 por cento foram mencionadas em mais de 40 posts, dos 8.277 analisados.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico