A Avast decidiu que vai encerrar a Jumpshot, a subsidiária que se propunha a ajudar marcas e agências com base no comportamento online dos consumidores. A decisão surge após uma investigação ter revelado que a empresa estaria a vender dados privados dos seus clientes a empresas como a Google, Microsoft e até mesmo a Tripadvisor, a Pepsi e a Sephora.
A investigação revelou que a empresa de cibersegurança checa recolheria alegadamente informações como as pesquisas feitas pelos utilizadores no Google ou a sua atividade no LinkedIn e no YouTube sem o seu consentimento. Os dados eram depois “transferidos” para a Jumpshot que os vendia a grandes empresas, as quais estavam dispostas a pagar milhões de dólares por produtos como o sistema "All Clicks Feed". A solução permite rastrear o comportamento dos utilizadores, os clicks e a sua "movimentação" nos sites.
“A missão principal da Avast é manter os utilizadores à volta do mundo seguros e compreendo que as mais recentes notícias acerca da Jumpshot tenham desapontado muitos dos nossos clientes, parceiros, funcionários e investidores”, indica Ondrej Vlcek, CEO da empresa de cibersegurança checa numa publicação no blog da Avast.
O CEO da Avast afirma que a Jumpshot operou de forma independente desde o início, desenvolvendo os seus produtos com os dados legalmente recolhidos pela empesa de cibersegurança. “Tanto a Avast como a Jumpshot agiram dentro dos limites da lei”, indica o responsável, acrescentando que as organizações se comprometeram a cumprir as do Regulamento Geral de Proteção de Dados.
O responsável afirma que a prioridade de proteger os utilizadores deve estar presente em todos os aspetos da empresa e, por isso, decidiu que vai pôr um fim às atividades da subsidiária criada em 2015. Não obstante, a Avast ainda não indicou quando é que o encerramento acontecerá de facto e, até à data, o website da Jumpshot ainda está ativo.
O impacto da investigação que revelou a alegada recolha e venda de dados privados dos utilizadores sem o seu consentimento já se está a manifestar. O incidente provocou uma queda na ordem dos 13% das ações da Avast na Bolsa de Valores de Londres.
Recorde-se que esta não é a primeira vez que o Avast enfrenta problemas relacionados com a recolha de dados dos utilizadores. Ainda em dezembro de 2019, a Google removeu extensões do antivírus da Web Store do Chrome, após uma investigação levada a cabo por Wladimir Palant, o criador do Adblock Plus. No entanto, as extensões voltaram a estar disponíveis depois de a Avast ter indicado em comunicado à imprensa internacional que fez alterações à sua política de privacidade e à forma como recolhe dados.
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