O Banco Alimentar contra a Fome abre hoje um novo canal de recolha de donativos na Internet. O portal Alimente esta ideia já está online e as doações podem ser feitas até 5 de Junho, coincidindo com a duração da Campanha Ajuda Vale nas redes de retalho.

O portal foi desenvolvido em parceria com a Microsoft e a Link e está suportado em tecnologia Azure e tem integração com as redes sociais do Facebook e do Messenger.

A simplicidade de utilização é uma das apostas do projecto que complementa a recolha de produtos que vai decorrer este fim-de-semana nas lojas. Qualquer utilizador pode escolher entre um conjunto básico de alimentos definidos pelo Banco Alimentar, desde leite, azeite, óleo, atum, salsichas e açúcar.

O pagamento é feito por sistema Multibanco usando a plataforma Compra Fácil - através de homebanking ou num ATM, recebendo depois o recibo da doação com os seus dados completos e o número de contribuinte.

A plataforma está disponível também para telemóveis através de uma aplicação gratuita que podem instalar, fazendo a sua doação nestes dispositivos.

O portal vai permanecer online mesmo fora dos períodos de campanhas de recolha de alimentos - que este ano decorre até 5 de Junho. Só durante as campanhas Ajuda Vale - que decorrem na rede de lojas - estará activa a opção de doação online.