O Ministério Público brasileiro está a pedir ao tribunal que o Twitter seja multado se não tratar de garantir que a rede social não está a ser usada para fazer circular informações sobre os pontos onde decorrem operações STOP, relata a imprensa internacional.

O inusitado processo intentado em Goiás fica a dever-se à popularidade que a rede social tem adquirido enquanto meio de comunicação usado para informar os utilizadores naquele país a respeito dos locais onde a polícia se encontra a controlar o trânsito, dificultando o trabalho dos agentes.

As autoridades consideram que a rede social tem demonstrado pouca proactividade no combate a esta situação e avançaram com uma ação judicial pedindo que a empresa fosse condenada no pagamento de uma multa diária de 500.000 reais (cerca de 219 mil euros) quando falhasse na filtragem deste tipo de conteúdos.

O pedido segue-se ao apresentado o mês passado contra o Twitter e o Facebook, que estavam a ser usados para fornecer indicações a respeito de ações a levar a cabo pelas autoridades. Também nesse caso, foi requerido ao tribunal que estabelecesse uma multa diária a pagar pelos serviços se as contas usadas para difundir a informação não fossem apagadas no prazo de sete dias.

Nota da Redação: A notícia foi corrigida na conversão do valor da multa em reais para euros.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.