A Caixa Geral de Depósitos esteve com alguns serviços digitais do banco em baixo durante a manhã desta segunda-feira e os seus balcões registaram dificuldades em aceder aos seus sistemas. A hipótese de um ataque informático foi logo colocada de parte, uma vez que os técnicos descobriram tratar-se de um bug.

O banco público já terá reposto os sistemas, mas segundo avançou ao Público, os serviços acedidos pela aplicação para smartphones ainda se encontram instáveis. O serviço Caixa Directa, assim como os serviços digitais do banco estiveram indisponíveis durante a manhã.

Segundo fonte oficial do banco ao jornal, o problema que está a afetar o banco não se trata de um ataque informático e garantiu que todos os serviços serão repostos até ao final do dia. É possível fazer operações de levantamento de dinheiro e pagamentos com os cartões bancários da CGD. “Confirmamos que há um constrangimento informático que está a afetar a nossa plataforma de balcões desde o meio da manhã de hoje”, disse o porta-voz ao jornal, referindo que as suas equipas informáticas já identificaram o problema e estão a trabalhar para repor o sistema.

De recordar que na semana passada a Vodafone foi alvo de um ataque informático que afetou os seus serviços móveis. Os serviços foram sendo repostos ao longo da semana, mas na sexta-feira voltaram totalmente à normalidade, referiu a operadora. A operadora tem vindo a partilhar atualizações sobre a evolução da situação e a transparência com que abordou o ataque informático de grande dimensão de que foi alvo tem sido elogiada por vários especialistas contactados pelo SAPO TEK.

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Também o laboratório Germano de Sousa foi alvo de um ataque informático através de malware, afetando a ligação com os postos de colheita de análises ao COVID-19. Os serviços estavam previstos serem repostos esta segunda-feira, mas acabou por ser adiado.