O ChatGPT já está a funcionar normalmente, depois de duas falhas consecutivas esta terça-feira e várias horas indisponível para responder às perguntas dos utilizadores do serviço. A OpenAI confirmou que todos os sistemas estão já operacionais. “Tivemos uma falha de larga escala que afetou todos os utilizadores em todos os planos do ChatGPT. O impacto estendeu-se a todos os serviços relacionados com o ChatGPT. Não incluiu platform.openai.com nem a API. Este incidente começou no dia 4 de junho às 14:15 GMT e foi resolvido a 4 de junho às 17:01 GMT.” A nota é da OpenAI e refere-se já à segunda falha do dia.
A empresa não chegou a explicar a origem dos problemas, que têm dado azo a alguma especulação, uma vez que utilizadores de outros chats de IA generativa também reportaram problemas esta terça-feira. Há quem acredita que pode ser coincidência, um ataque orquestrado aos diferentes serviços do género, ou simplesmente um reflexo da mobilização de utilizadores entre serviços. O ChatGPT estava indisponível foram usadas alternativas que tiveram dificuldades em acomodar o crescimento repentino do número de pedidos.
O site Tom Guide cita dados da QR Code Generator para dizer que ontem a utilização do Gemini da Google cresceu 60%. Quatro horas depois de ser detetada a falha no ChatGPT, o Gemini estaria a responder a mais de 320 mil perguntas, admitindo-se que pode ter acontecido o mesmo nas plataformas Claude (da Anthropic e Perplexity, onde também foram registados problemas.
No caso da OpenAI, mesmo sem respostas sobre o problema, a empresa foi diligente no acompanhamento da situação. Os primeiros relatos de problemas surgiram por volta das 7h30 da manhã, hora de Lisboa, a OpenAI comentou as dificuldades de acesso ao serviço menos de uma hora depois. Passada mais uma hora veio indicar que o problema estava identificado, e ao início da tarde assinalou que estava resolvido. Pouco tempo depois, no entanto, o serviço voltou a falhar e foram necessárias mais algumas horas para resolver o problema.
Esta não foi a primeira falha do ChatGPT nas últimas semanas. No dia 23 de maio também houve problemas no acesso ao serviço, embora nessa ocasião o problema tivesse alegdamente sido uma falha na API do Bing, o motor de busca da Microsoft, que durante algum tempo não permitiu obter respostas do serviço através daqueles canais. Ou seja, o Copilot também foi afetado. Durante o mês de maio houve outras falhas na plataforma mas mais discretas, que têm levantado a hipótese de a OpenAI estar a
O ChatGPT soma atualmente cerca de 100 milhões de utilizadores ativos semanalmente e é o chatbot de inteligência artificial generativa mais popular e mais usado. A tecnologia da OpenAI alimenta já soluções de muitas outras empresas, como a Microsoft, que a usa para dar inteligência a boa parte das soluções que comercializa e no assistente Copilot.
Entretanto, a OpenAI admite que os utilizadores da versão web do ChatGPT podem ainda encontrar algumas problemas na utilização do serviço que já está a funcionar corretamente mas pode não ter assumido as atualizações realizadas para corrigir o problema que o fez falhar. Se isso acontecer consigo a OpenAI recomenda que force a atualização do browser. Estes são os passos a seguir:
Num MAC…Se usa o browser Chrome e/ou Firefox pressione a combinação de teclas Ctrl + Shift + R. Se usa o Safari faça Ctrl + Alt + R
Num PC com Windows… a instrução é igual para qualquer browser: carregue em simultâneo nas teclas Ctrl + F5
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