Desde que a pandemia de COVID-19 se tornou uma realidade a nível mundial, têm sido várias as plataformas lançadas para ajudar a combater este problema de saúde pública. Desta vez, a Comissão Europeia, juntamente com outros parceiros, lançou o COVID-19 Data Portal, com o objetivo de acelerar os projetos de investigação nesta área.
Em comunicado, a CE afirma que o website disponibiliza, de forma aberta, dados credíveis e de grande escala, numa plataforma onde os investigadores podem partilhar informações entre si: Sequências de ADN, dados de investigações pré-clínicas e de ensaios clínicos, são algumas das informações que poderão ser acedidas pelos utilizadores.
Integrada no ERAvsCorona Action Plan, a plataforma pode contribuir para uma resposta mais eficaz ao novo Coronavírus, garante a CE. Numa altura em que a privacidade é uma preocupação em plena pandemia de COVID-19, Bruxelas explica que a plataforma está alinhada com os princípios de Data Sharing in Public Health Emergency.
A CE explica ainda que o site é um projeto-piloto que reforça o compromisso da Europa em disponibilizar dados de investigação, tornando a ciência mais credível, eficiente e com maior capacidade de resposta aos desafios sociais. Pretende-se, ainda, alcançar as metas da European Open Science Cloud (EOSC).
Mariya Gabriel, considera que este site faz parte de uma "medida importante para uma cooperação mais forte na luta contra a pandemia de COVID-19. "Através deste esforço conjunto vamos compreender e diagnosticar melhor a doença e, eventualmente, dominar a pandemia", refere a comissária para a inovação, investigação, cultura, educação e juventude.
Para além da CE, o lançamento da plataforma foi também possível graças ao Instituto Europeu de Bioinformática do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL-EBI, na sigla em inglês), da infraestrutura Elixir e do projeto COMPARE. Para além disso, também os Estados-membros e outros parceiros ajudaram no desenvolvimento deste website.
Em Portugal, o Governo lançou um site semelhante à nova plataforma europeia, o Science 4 COVID-19, que reúne ideias, publicações e ações de investigação sobre a doença que tem afetado praticamente todo o mundo. Como objetivo, pretende-se promover a colaboração e a interação entre os utilizadores das plataformas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como é viver no espaço? 5 curiosidades e desafios na rotina de um astronauta -
App do dia
Children of Morta já pode ser jogado nos smartphones: Um RPG indie com aspecto retro focado na narrativa -
Site do dia
Website Image Effects aposta na criação de efeitos sonoros com inteligência artificial -
How to TEK
Faça um planeamento melhor para chegar ao destino em 5 dicas no Waze
Comentários