Com vista a intensificar o combate contra a pirataria de musica fora dos tribunais, as principais empresas da indústria tecnológica e discográfica anunciaram que vão repetir uma promoção, inicialmente realizada há meses atrás no Reino Unido, que consistiu na oferta online de música através da
Web. Desta vez, a iniciativa, designada de Digital Download Day Europe, irá funcionar a nível pan-europeu, abrangendo França, Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido e Holanda.

Infelizmente, Portugal não faz parte desse grupo, mas os consumidores que residem nesses países podem desde esta semana registar-se no site que aloja esta campanha por um crédito no valor de cinco euros, que lhes irá permitir ouvir ou efectuar o download de até três álbuns de músicas mediante um serviço online de subscrição, como o OD2 da Grã.-Bretanha. O dia dos downloads está marcado para 21 de Março deste ano.

Este período intercalar de dois meses visa evitar a situação que ocorreu em Outubro, quando a oferta de músicas gratuitas gerou uma maior procura do que o esperado, impedindo que alguns visitantes entrassem no site, devido ao congestionamento dos servidores da OD2.

O objectivo da iniciativa é fazer com que os consumidores fiquem a conhecer os serviços de download de faixas considerados legítimos pela indústria do sector, dado que estes tiveram desde o lançamento - na maior parte dos casos há um ano atrás - pouco impacto nos utilizadores da Internet que não abandonaram serviços gratuitos como o KaZaA e o Grokster. Apesar dos
processos judiciais pendentes, estes sistemas continuam a funcionar, servindo milhões de adeptos de música que trocam diariamente um número astronómico de músicas.

O Digital Download Day Europe é organizado pela OD2, empresa que Peter Gabriel co-fundou. A companhia já garantiu licenças de quatro das cinco maiores companhias da indústria, incluindo o Warner Music Group, a Sony Music Entertainment, o Universal Music Group e a BMG Entertainment, disponibilizando um catálogo de 150 mil músicas de artistas como Eminem, Coldplay ou Kylie Minogue. O grupo de retalhistas que participa nesta iniciativa inclui a MSN, HMV, Ministry of Sound, Fnac, Freeserve, Dotmusic e a Tiscali.

Notícias Relacionadas:
2002-09-23 - KaZaA anuncia parceria com Tiscali
2001-12-21 - Mercado
Internet europeu dominado por desenvolvimento da banda larga previsto para
2002

2000-09-19 - U2
escolhem Windows Media e QuickTime para single grátis

2000-08-11 - Prince
lança Cybersingle e elogia Napster