Responsáveis políticos de 39 países assinaram em Seul, na República da Coreia, uma declaração conjunta sobre o futuro da economia da Internet. O documento, promovido no âmbito da OCDE, apela à participação na convergência entre redes, aparelhos, aplicações e serviços e à promoção da concorrência para a defesa dos utilizadores e para garantir a continuação de um desenvolvimento aberto e descentralizada da rede.




Entre as políticas propostas está o incentivo à criação de soluções criativas que contribuam para o desenvolvimento da Internet, mantendo um ambiente aberto de troca livre de informação, investigação e inovação. A disponibilização de informação e conteúdos do sector público, de dados científicos e de trabalhos de natureza cultural e o incentivo ao trabalho conjunto em redes de conhecimento entre universidades e laboratórios são outros compromissos assumidos na Declaração de Seul.




O documento apela igualmente ao reforço da confiança na Internet, da sua segurança, da protecção dos consumidores e da privacidade das pessoas, "bem como a utilização do potencial da Internet para lidar com desafios globais como a melhoria da eficiência energética e da sustentabilidade ambiental, ou a prevenção e mitigação de riscos globais", refere o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior num comunicado.




A mais recente reunião ministerial da OCDE vem no seguimento de idêntico encontro realizado em 1998, em Otava, no Canadá, sobre Comércio Electrónico, onde se formularam políticas em áreas como privacidade, segurança, impostos e protecção de consumidores.




Notícias Relacionadas:

2008-06-18 - OCDE recomenda maior envolvimento entre organismos governamentais em Portugal

2008-06-02 - OCDE alerta para evolução do cibercrime e falta de respostas centralizadas

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.