Há muito que o Facebook prometeu lançar uma ferramenta de privacidade para que os utilizadores possam controlar os seus dados de forma mais fácil e eficiente. Com este sistema, vai até ser possível eliminar os dados pessoais que outros sites e aplicações recolheram junto daquela rede social. Tudo isto através de uma plataforma una e simples de utilizar. A estreia desta ferramenta foi várias vezes adiada pela tecnológica de Mark Zuckerberg, mas, de acordo com David Wehner, CFO do Facebook, a integração vai ser feita ainda este ano.

A ferramenta, chamada Clear History, foi revelada em maio do ano passado, quando era apenas uma ideia. Mark Zuckerberg descreveu-a como sendo uma espécie de histórico que o utilizador poderá explorar e gerir a seu bel-prazer. Recorde-se que esta tecnologia surgiu para colocar água na fervura que ebuliu com o escândalo Cambridge Analytica.

tek clear history

Ainda pouco se sabe sobre o funcionamento real do sistema, mas dar às pessoas o poder de gerirem os dados que pretendem fornecer às várias entidades que utilizam o Facebook para os recolher, pode ter um impacto real na forma como o Facebook consegue segmentar os anúncios pelos diferentes utilizadores. Mas para além do possível impacto financeiro, Zuckerberg acredita que a Clear History é essencial para o futuro do Facebook, uma vez que pode ajudar a recuperar a confiança que os utilizadores foram perdendo no site.

"Isto é uma coisa que os promotores da privacidade digital têm pedido - e nós comprometemo-nos a trabalhar com eles para garantir que o fazemos bem", disse em 2018, quando apresentou a ferramenta ao público.

O BuzzFeed News escreve que a empresa vai começar a testar esta ferramenta durante a primavera.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.