A EA anunciou a suspensão de equipas russas, bem como da seleção nacional do país, dos jogos FIFA 22, FIFA Mobile e FIFA Online. A decisão foi tomada em reação à invasão da Ucrânia por parte da Rússia e depois de a própria FIFA ter decidido impedir o país de participar nos restantes jogos de qualificação para a o Mundial de Futebol de 2022. Recordamos ainda que, em adição, a UEFA decidiu suspender os clubes russos de participarem nas competições europeias.

"A EA Sports está solidário com o povo ucraniano e, tal como muitas outras vozes do mundo do futebol, clama por paz e pelo fim da invasão à Ucrânia", afirmou a empresa em comunicado. O estúdio diz estar a analisar possíveis mudanças noutros jogos e sublinha que manterá os jogadores informados de todas as decisões.

Nesta leva de medidas, a EA decidiu também remover as seleções da Rússia e da Bielorússia do jogo de hóquei no gelo, NHL 22. Esta é uma decisão que teve igual réplica no panorama mundial do desporto, uma vez que equipas de ambos os países foram suspensas das competições organizadas pela Federação Internacional de Hóquei no Gelo.

O governo ucraniano quer que os gigantes da indústria dos videojogos se juntam à onda de sanções que estão a ser aplicadas à Rússia. Mykhailo Fedorov, vice-primeiro-ministro, apelou à Microsoft e à Sony que bloqueassem temporariamente todas as contas pertencentes a jogadores russos e bielorussos. Fedorov pediu também às organizações de competições de eSports que impedissem a participação de gamers dos dois países, bem como o cancelamento dos eventos que estejam planeados para ambos os territórios.

O responsável ucraniano acredita que sanções do género podem motivar o povo russo e bielorusso a protestar contra a agressão militar na Ucrânia.

Não é claro, ainda, se alguma das empresas vai tomar medidas. A Rússia não é o maior mercado de nenhuma das duas, mas a pressão para que ajam neste sentido vai certamente intensificar-se nos próximos dias, especialmente quando outros players da indústria decidem marcar posição com iniciativas semelhantes.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.