Na mira das autoridades estava um universo online que escapa ao filtro dos motores de busca convencionais e que floresce em redes desenhadas para garantir níveis elevados de privacidade e anonimato, uma combinação que atrai muitos negócios ilícitos.



Um dos exemplos mais conhecidos destas redes é a Tor, a rede que Edward Snowden já terá usado e que foi um dos grandes alvos da operação, já que pelas características acaba por dar cobertura a vários negócios ilegais e a mercados negros de venda de armas, drogas ou outros.



Além dos sites encerrados, a operação culminou em 17 detenções de vendedores e administradores de mercados online de comercialização de bens ilegais. O responsável do mercado negro Silk Road 2.0 foi um dos detidos e o site encerrado. Foram ainda apreendidos um milhão de dólares em bitcoins e 180 mil euros em dinheiro, drogas, ouro e prata.



A operação, batizada como operação Onymous, envolveu entidades de 16 países europeus, um grupo do qual Portugal não faz parte, e várias agências norte-americanas, como o FBI.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico