A autoridade já tinha avançado com uma multa de 5 milhões de euros em 2018, mas como o Facebook não tomou as medidas consideradas necessárias para corrigir as más práticas de partilha de dados dos utilizadores voltou agora à carga com uma nova multa.
São agora sete milhões de euros contra o Facebook por práticas comerciais desleais no âmbito da proteção de dados, segundo a informação partilhada hoje pela AGCM, que refere que o gigante da média social norte-americano não está a informar adequadamente os seus utilizadores sobre como recolhe e utiliza os seus dados para fins comerciais.
A multa agora aplicada foi decidida pelo regulador italiano uma vez que o Facebook ignorou as ordens para alterar as práticas consideradas lesivas, explicou a AGCM em comunicado.
"Ainda não foram dadas informações rápidas e claras sobre a recolha e o uso dos dados dos utilizadores para fins comerciais", justificou o regulador.
A AGM reforça que "são informações que o consumidor precisa de saber para decidir se quer aderir ao serviço, atendendo ao valor económico para o Facebook dos dados fornecidos pelo utilizador".
Estes dados representam "o pagamento pela utilização do serviço" do gigante tecnológico norte-americano, lembrou a AGCM.
Depois do escândalo da Cambridge Analytica, e da forma como a informação foi usada para manipular os utilizadores da rede social, o Facebook tem enfrentado uma série de processos relativos à proteção de dados. Nos Estados Unidos a multa aplicada foi de 5 mil milhões de euros, considerada uma "picada de mosquito" para a gigante que é uma das maiores empresas do mundo.
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