Em 2018 Byju Raveendran já tinha contado parte do seu sucesso no Web Summit e este ano, num contexto totalmente diferente, volta a fazê-lo. O criador da LearningApps, na área da educação, mostra-se confiante em relação ao futuro do setor. A receita para o "segredo"? Não passa por um "formato 100% online nem 100% offline", garante, até porque a tecnologia é, por exemplo, incapaz de replicar o tempo das crianças no recreio ou de ensinar sobre empatia.

Byju Raveendran garante que as “escolas estão aqui para ficar, independentemente do formato” e a solução não passa por apenas um canal, mas sim vários. O criador da plataforma não acredita que o ensino a distância, por si só, irá fazer a diferença. “Como é que se ensina sobre empatia através do ensino a distância? É impossível”, afirma.

É neste sentido que Byju Raveendran destaca a importância da escola para as crianças, tanto a nível da socialização como o tempo que se passa nos recreios. De qualquer forma, frisa que é importante apostar-se na aprendizagem ativa dos estudantes porque “é importante gostarmos de estudarmos”.

Por isso, o criador da plataforma deixa claro aquilo que as escolas devem ser num futuro próximo. Para além da aposta no online, defende que é dentro das próprias salas que também devem estar disponível equipamentos tecnológicos, numa altura em defende que ainda há muito para se fazer.

O caso prático da LearningApps

De um momento para o outro muitas escolas foram obrigadas a encerrar e a opção foi o ensino à distância, não só em Portugal, mas em todo o mundo. Nessa altura, o desafio da plataforma que Byju Raveendran criou tornou-se ainda mais importante de se alcançar: como criamos uma forma de aprendizagem ativa e não passiva? Antes da pandemia, a média de utilização dos alunos da plataforma passou de uma hora para cerca de duas.

Desde um iBook onde os alunos são convidados a seguir os passos de "marinheiros corajosos" a exercícios online de inglês, a oferta é variada.  No site, os estudantes contam com ferramentas de aprendizagem, mas também com recursos que lhes permitem aprender de uma forma mais autónoma.

A plataforma, criada inicialmente na Índia, está agora a apostar em oferecer recursos noutras línguas para além das que tem disponíveis, como o espanhol e alemão.

O SAPO TEK vai estar a acompanhar tudo o que se passa no Web Summit e pode seguir aqui as principais notícias e intervenções com a nossa equipa. Se tiver sugestões ou recomendações de talks e startups envie-nos um email.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.