Desde 2019 que a Google está a desenvolver a Privacy Sandbox, uma iniciativa concebida para melhorar a privacidade e acabar com os cookies de terceiros no Chrome. O projeto tem vindo a evoluir ao longo do tempo, levantando também alguma polémica, e agora, a Google anuncia um novo marco. 

Em comunicado a empresa explica que, com disponibilidade geral das APIs de Privacy Sandbox, os fornecedores de publicidade e programadores podem usar esta tecnologia, que está agora disponível para a maioria dos utilizadores do Chrome, nos seus produtos. 

A Google defende que “sem alternativas viáveis de preservação da privacidade ao uso de cookies de terceiros, como o Privacy Sandbox, corremos o risco de reduzir o acesso à informação para todos os utilizadores e de incentivar táticas encobertas”.

Como funciona a Privacy Sandbox? Veja o vídeo 

Segundo a gigante tecnológica, foram também lançadas novas opções de controlo de privacidade de anúncios no Chrome, que permitem “que as pessoas controlem como as tecnologias do Privacy Sandbox podem ser usadas para exibir os anúncios que veem”.

Para a Google, o lançamento da Privacy Sandbox afirma-se como “passo importante para melhorar a privacidade dos anúncios que ajudam a financiar uma web livre e aberta”. No entanto, a empresa realça que há ainda trabalho para fazer de modo a cumprir este objetivo.

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Com a disponibilidade geral da Privacy Sandbox as tecnologias que a compõem “estão num estado estável e prontas para um uso em escala por soluções de publicidade para dar suporte aos principais casos de uso comercial”, afirma a tecnológica.  A empresa não tem planos para fazer alterações significativas nas interfaces da API antes da descontinuação do uso de cookies de terceiros no Chrome, prevista para o segundo trimestre de 2024.

Até lá, serão tomadas medidas de preparação. Por exemplo, a partir do quarto trimestre de 2023, a Google vai simular a descontinuação do uso de cookies de terceiros para uma percentagem configurável dos seus utilizadores. No primeiro trimestre de 2024 a empresa pretende desativar o uso de cookies de terceiros para 1% de todos os utilizadores do browser.