A Comissão Europeia multou a Google em 4,34 mil milhões de euros por violar as práticas da concorrência da UE, acusando a tecnológica de usar práticas ilegais para cimentar o seu domínio no mercado de pesquisas internacionais.

Contudo e de acordo com a Bloomberg, a Google terá tentado evitar a multa recorde ao propor um acordo a Bruxelas em agosto do ano passado, semanas depois de ter sido multada em 2,42 mil milhões por abuso de posição dominante, por causa do seu serviço de comparação de preços.

A Google terá proposto ajustar os contratos para afrouxar as restrições a que a UE se opunha sem, no entanto, entrar em detalhes e apenas delineando os pontos iniciais para discussão.

Multa à Google: Conheça todos os argumentos da Comissão Europeia
Multa à Google: Conheça todos os argumentos da Comissão Europeia
Ver artigo

Margrethe Vestager, a comissária europeia para assuntos relacionados com a concorrência, considerou que a proposta da gigante de Mountain View já vinha “um pouco tarde” e que, por isso, um acordo “já não era uma opção”.

A responsável considerou que as empresas devem agir imediatamente depois de serem notificadas pela Comissão e que isso não aconteceu, pelo que o não seria de esperar um resultado final diferente daquele que aconteceu na semana passada.

Recorde-se que Bruxelas aplicou a multa mais pesada a uma tecnológica norte americana na Europa e que teve como base de incidência 10% das receitas da empresa-mãe da Google, a Alphabet, que em 2017 atingiram perto de 111 mil milhões de dólares. Desta forma a empresa poderia pagar até 11 mil milhões de dólares (9,3 mil milhões de euros), mas a CE acabou por ser mais branda e aplicar um valor de 4,34 mil milhões.

A Google tem até setembro para responder à Comissão Europeia e evitar a multa, mas o valor ainda pode aumentar se o executivo europeu considerar que não há vontade da parte da gigante da internet de corrigir a conduta anti-concorrencial.

A gigante tecnológica informou que ia recorrer da decisão, tendo apresentado vários argumentos para a sua decisão.