Cedendo ao interesse dos cibernautas portugueses que acompanham as actividades da organização ambientalista à distância, a Greenpeace inaugura hoje em Portugal um site que marca o início da sua presença no país.



A presença virtual substitui uma presença física que teria custos incomportáveis para a associação, que mesmo assim garante passar a ter um olhar atento sobre a realidade do país.



Em marcha está já um estudo que vai reunir informação sobre um problema já identificado pela organização. Portugal será o país da Europa com maior consumo de peixe per capita, 50 quilos por ano, um número que a Greenpeace quer garantir não estar relacionado com o consumo de espécies provenientes de zonas sobre-exploradas ou com a utilização de técnicas de captura proibidas.



O grupo planeia desde Novembro uma campanha que dê aos portugueses a consciência do impacto das suas escolhas a este nível e pode também vir a realizar outro tipo de acções com os mesmos objectivos. Até agora o trabalho realizado por cerca de 100 voluntários tem visado a criação de uma lista com o peixe comercializado em 16 cadeias de supermercados nacionais.



A Greenpeace já tinha em Portugal 7 mil seguidores assíduos das suas actividades, registados na newsletter, e, tendo em conta que a colaboração dos portugueses com a organização tem mantido sempre índices acima da média, como explicou ao Público o seu porta-voz, o objectivo é no primeiro ano chegar aos 50 mil activistas nacionais.



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