A Internet atual falhou em relação à condição humana e "tornou-se essencialmente um centro comercial". Foi este o principal problema identificado pelo presidente da Bell Labs & Corporate e CTO da Nokia, Marcus Weldon, na sessão onde abordou o futuro da existência humana no Web Summit.

Primeira ligação ARPANET aconteceu há 50 anos. Afinal como é que começou a Internet?
Primeira ligação ARPANET aconteceu há 50 anos. Afinal como é que começou a Internet?
Ver artigo

Numa sessão onde as ideias chave foram proximidade, produtividade e procura pela felicidade, o CTO da Nokia mostrou-se claramente insatisfeito com o facto de o objetivo da Internet não estar a ser cumprido. "Apesar de a web supostamente aproximar os utilizadores, a verdade é que parece que estamos cada vez mais afastados", afirmou.

Por outro lado, Marcus Weldon deixou bem claro outro problema que tem vindo a surgir com a Internet: menos produtividade. De acordo com o CTO da Nokia, desde 1950 que os níveis de produtividade têm descido, uma vez que a Internet é maioritariamente utilizada para compras, apesar de ter sido criada com outras intenções.

O conhecimento falso e o seu crescente aumento foi também outra problemática destacada por Marcus Weldon, que abordou também a questão da "forgetting curve". Neste sentido, a ideia de que a enorme quantidade de informação disponível em qualquer dispositivo tem vindo a dificultar a retenção de conhecimento foi, naturalmente, referenciada.

A Internet está a tornar-se um sistema corrupto, visto que cerca de 40% do web traffic não é humano, desde sites, social media e cookies falsos. A única coisa real é a publicidade.

Um "caos temporário". É possível chegar à felicidade através da Internet

Mas o CTO da Nokia considera que este "caos" é apenas algo temporário e que é possível mudar este panorama através de sistemas inteligentes personalizados e seguros que ajudem os utilizadores a reter conhecimento. Para isso, a Cloud será ainda mais importante.

Considerando que a atual situação da Internet e a forma como é utilizada não é de todo favorável, Marcus Weldon acredita num futuro mais sorridente, sobretudo através de redes em que as pessoas sejam colocadas no centro, apoiadas de sistemas inteligentes personalizados. Desta forma, estaremos perante uma nova forma de proximidade e produtividade, através dos quais as pessoas conseguem realizar tarefas de forma mais produtivas e, assim, serem mais felizes.

50 anos da Internet: o que importa saber sobre o passado e futuro?

A primeira ligação ARPANET aconteceu há 50 anos e desde então tem recebido muitos elogios mas também não conseguido "fugir" de algumas críticas. Numa sessão sobre o passado, presente e futuro da Internet Lee Rainie e Mitchell Baker analisaram o panorama desta invenção, onde a privacidade e os dados foram algumas das questões destacadas.

Maior parte dos portugueses utilizam a Internet durante duas horas por dia. Media é o setor mais visitado
Maior parte dos portugueses utilizam a Internet durante duas horas por dia. Media é o setor mais visitado
Ver artigo

Para o diretor do Pew Research Center, um think tank em Washington DC, a Internet está a passar por um período de transição. Lee Rainie considera que no futuro o sistema terá de lidar com mais regulamentação, nomeadamente no que diz respeito aos dados, visto que a confiança é uma questão muito importante. Mas a solidão foi também outra problemática abordada pelo especialista.

Já Mitchell Baker, co-fundadora da Mozilla, considera que é necessária mais regulamentação, mas que, por si só, não será suficiente. Garantindo que "vêm aí mudanças a caminho", a especialista destacou a necessidade de a regulamentação ser acompanhada não só pela própria tecnologia mas também por profissionais como sociólogos, visto que a Internet trabalha com pessoas.

O Web Summit visto pelo SAPO TEK

O SAPO TEK está a acompanhar o Web Summit e para além das notícias de antecipação, nos próximos dias vai trazer os temas e as tendências mais relevantes. Encontramo-nos pelo Web Summit ou Night Summit?
Veja ainda a galeria de imagens que vamos recolhendo no nosso Diário do Web Summit.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.