A Meta anunciou novas atualizações concebidas para ajudar a proteger adolescentes de situações perigosas no Facebook e Instagram. De acordo com a empresa de Mark Zuckerberg, o objetivo é que os utilizadores, sobretudo os mais jovens, se sintam seguros e tenham experiências positivas e adequadas à sua idade.

Como explica a tecnológica, estão a ser testadas novas formas de proteger os adolescentes quando recebem mensagens de adultos suspeitos que não fazem parte do círculo de ligações dos jovens e cujos perfis não aparecem nas recomendações da secção “Pessoas que Talvez Conheças”. A remoção do botão de mensagem privada em contas de Instagram de adolescentes que são visitadas por adultos suspeitos é uma das soluções em teste.

Clique nas imagens para mais detalhes 

A Meta tem vindo a desenvolver um conjunto de ferramentas de segurança que podem ser utilizadas pelos jovens caso aconteça algo que os deixe desconfortáveis. Agora, os adolescentes receberão notificações que os encorajam a usar as ferramentas, assim como informação relevante sobre como lidar com mensagens impróprias de adultos.

Supervisão parental e novas ferramentas para controle do tempo no Instagram chegam a Portugal
Supervisão parental e novas ferramentas para controle do tempo no Instagram chegam a Portugal
Ver artigo

Olhando para o Facebook em específico, a partir de agora, qualquer utilizador com menos de 18 anos que se registe na rede social terá definições mais privadas. Segundo a Meta, os adolescentes que já fazem parte do Facebook serão encorajados a escolher definições de privacidade mais restritas.

A tecnológica dá também a conhecer que está a trabalhar com o National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC) no desenvolvimento de uma plataforma de apoio a adolescentes que receiam que fotografias íntimas suas possam ter sido partilhadas sem consentimento.