De acordo com a Google, todos os dias, milhões de pessoas recorrem ao seu motor de busca para pesquisar informação sobre viagens. Com o Verão mesmo “à porta”, a gigante de Mountain View dá a conhecer que desde meados de maio que o interesse de pesquisa em voos na Europa está a crescer mais de 50% mês a mês.

Entre os países que compõem a lista de destinos turísticos mais desejados pelos internautas destacam-se a Espanha, Reino Unido, Itália, França, Portugal e Grécia. Os dados da Google revelam que Portugal é o país com maior crescimento de semana a semana, num aumento de 100%, figurando em perguntas como “quando posso viajar a Portugal novamente?”.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre as tendências de pesquisa no Google

Os dados da empresa dão a conhecer que, embora o interesse em viajar na Europa seja mais forte entre os internautas europeus, cada vez mais norte-americanos estão de olhos postos na Europa como destino para as suas próximas férias. Neste aspeto, a Google registou um aumento de 21% nas pesquisas, com particular interesse em países como o Reino Unido, França, Itália, Islândia e Espanha.

As tendências de pesquisa online por destinos turísticos são uma ferramenta essencial para ajudar o setor das viagens a preparar-se com mais antecedência para as épocas de maior movimento e foi com esse objetivo que a Google criou programas de aceleração na África Subsaariana, Médio Oriente e Europa Mediterrânea em parceria com a Organização Mundial de Turismo.

A Google afirma que o seu trabalho com os Ministérios do Turismo, Postos de Turismo e instituições culturais tem ajudado a promover viagens a destinos culturais. Com o apoio do Turismo de Portugal, o Google Arts & Culture alargou o hub dedicado a Portugal, intitulado "Maravilhas Portuguesas", que passa agora a mostrar, num único local, a história, a arquitetura e as obras de arte do país presentes na plataforma.

Google Arts & Culture | Maravilhas Portuguesas
Google Arts & Culture | Maravilhas Portuguesas créditos: Google

“Não há como negar que gerir uma empresa num mundo pós-pandemia pode ser um pouco incerto. Mas, na Google, queremos fazer a nossa parte, proporcionando os insights e as ferramentas de que o sector precisa para oferecer aos clientes a experiência de viagem que merecem”, enfatiza a empresa.

Como funciona o Passaporte Verde que vai permitir a livre circulação na Europa durante o verão?
Como funciona o Passaporte Verde que vai permitir a livre circulação na Europa durante o verão?
Ver artigo

É verdade que os destinos turísticos e os viajantes estão a começar a recuperar a sua confiança após meses de restrições devido à pandemia. Além disso, na Europa, o Passaporte Verde que vai permitir a livre circulação já funciona em sete países. Porém, para quem trabalha no setor das viagens, não há uma maneira única de prever como será a procura futura.

Assim, a Google disponibiliza novas ferramentas para ajudar o setor a entender a procura e a tomar decisões informadas. Entre elas encontra-se o Travel Insights with Google, um website que apresenta insights de dados locais em tempo real.

O website conta com duas ferramentas: Destination Insights e a Hotel Insights with Google. A primeira quer ajudar governos e agências de viagens a entender melhor os destinos que as pessoas procuram, seja no exterior ou nos seus próprios países. Já a segunda dá aos hotéis de todo o mundo a possibilidade de entenderem de onde vem a procura pelos seus estabelecimentos, disponibilizando também dicas sobre como criar reforçar a sua presença digital.